Os humanos voltaram ao centro (das empresas). A nova Pessoas já está nas bancas

  • Trabalho
  • 31 Outubro 2019

"Pessoas 5.0" serve de tema de capa à nova edição da revista Pessoas. Mas há mais. Especiais sobre nova Lei Laboral e sobre o Web Summit também são marcas da 5.ª edição da revista.

Sociedade 5.0. Sociedade super-inteligente. Sociedade da imaginação. Três conceitos, uma definição. “Uma sociedade centrada no homem, que equilibra o progresso económico com a resolução de problemas sociais, através de um sistema que integra de forma eficaz o ciberespaço e o espaço físico”. A explicação é da autoria do governo do Japão, país onde nasceu este conceito.

A sociedade super-inteligente surge como resposta aos principais desafios do mundo começando, desde logo, pelo envelhecimento populacional, um problema especialmente expressivo no país asiático. Com uma esperança média de vida de cerca de 81 anos para os homens e 87 anos para as mulheres, o Japão é um dos países do com maior número de idosos. A par disto, segundo o Banco Mundial, a taxa de fecundidade ronda os 1,4 filhos por mulher, enquanto para manter uma população estável, a média deveria estar nos 2,1.

“O Japão não cresce há 30 anos. Apesar de ser uma das sociedades mais desenvolvidas do mundo é, também, uma das mais envelhecidas”, começa por explicar André Magrinho, adjunto do presidente na Fundação AIP – Pessoas.Empresas.Economia.

“Os japoneses estão muito preocupados com o envelhecimento estrutural e com tudo aquilo que é subjacente a este problema que não conseguem resolver. Talvez seja até interessante olhar para os robôs japoneses e para os robôs americanos ou até europeus. O Japão tem desenvolvido muito mais robôs para ajudar as pessoas idosas. São robôs mais humanizados, até pela própria interface”, refere.

Tudo isto traduz-se num maior encargo para o sistema de saúde e, também, para a segurança social, que lidam com uma população que está a envelhecer — e a adoecer — e, por sua vez, traz a escassez de mão-de-obra. De acordo com a agência Reuters, há 1,63 empregos disponíveis no Japão para cada pessoa que está à procura de trabalho.

O tema das Pessoas 5.0 marca a 5.ª edição da revista Pessoas, que já está nas bancas, mas não se esgota nela. É que há muito mais para ler nesta edição. A Pessoas preparou-lhe um especial sobre o Web Summit, evento que pode ir acompanhando sempre aqui, e também sobre os desafios da nova Lei Laboral para as empresas. Além disso, Daniela Braga, CEO e cofundadora da DefinedCrowd, fala sobre a guerra de talento e sobre como planeou a sua carreira desde a licenciatura em linguística ao sonho de ser crítica literária, até se tornar na dona dos destinos de uma das mais prometedoras startups portuguesas. Pode também assinar a revista Pessoas aqui.

Capa da revista Pessoas número 5 com ilustração de Margarida Girão.D.R.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os humanos voltaram ao centro (das empresas). A nova Pessoas já está nas bancas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião