Taxa de desemprego terá estabilizado em 6,5% em outubro

O INE divulgou esta quinta-feira o valor provisório para a taxa de desemprego referente a outubro e deu como definitiva a taxa de desemprego de setembro.

A taxa de desemprego terá ficado em 6,5% em outubro, o que significa uma estabilização face a setembro quando atingiu o mesmo valor, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira.

O INE reviu em baixa em uma décima o valor de setembro para 6,5%, mas manteve a tendência de subida já avançada no mês anterior, embora menos acentuada. Em agosto, a taxa de desemprego mensal apurada pelo INE ficou em 6,4%. Desta forma, entre agosto e setembro, a taxa de desemprego agravou-se em uma décima.

O valor provisório da taxa de desemprego para outubro coloca este indicador acima da meta traçada pelo Governo no draft do Orçamento do Estado para 2020, que o Executivo enviou para Bruxelas a 15 de outubro. O objetivo do Executivo antecipa uma melhoria da situação do mercado de trabalho face a 2018, quando a taxa de desemprego se fixou em 7%.

Se no próximo mês o INE confirmar o valor provisório de outubro, a taxa de desemprego mensal apresentará uma redução de apenas uma décima face ao mesmo mês do ano anterior. Em outubro de 2018 a taxa de desemprego situou-se em 6,6%.

O INE adianta que, em outubro, “a taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 18,3%, tendo diminuído 0,6 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês precedente. A taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 5,6% e manteve-se igual à do mês anterior”.

Em outubro, a população desempregada terá sido igual a 340 mil pessoas, mantendo-se “praticamente inalterada” face ao mês anterior. O INE adianta que aumentou 1,7% (5,6 mil pessoas) relativamente a três meses antes (julho de 2019), mas diminuiu 0,7% (2,5 mil pessoas) face ao período homólogo.

Quanto à população empregada, o INE adianta que, para outubro, “a estimativa provisória da população empregada correspondeu a 4.867 mil pessoas e diminuiu 0,1% (4 mil) em relação ao mês anterior, aumentou 0,5% (23,6 mil) relativamente a três meses antes (julho de 2019) e 0,9% (45,3 mil) em comparação com o mesmo mês de 2018”.

INE detetou menos 4,1 mil desempregados em setembro

Para a revisão em baixa em uma décima na taxa de desemprego de setembro contribuiu o facto de o INE ter detetado menos 4,1 mil desempregados do que os estimados há um mês. Assim, a população desempregada fixou-se em 340,8 mil pessoas.

Mas o instituto de estatística encontrou também mais empregados. Trata-se de uma revisão em alta de 1,8 mil pessoas do que o valor provisório calculado há um mês, “a que corresponde uma revisão relativa quase nula”, explica o INE. A população empregada fixou-se assim em 5.211,8 mil pessoas em setembro.

Evolução da taxa de desemprego (% da população ativa)

Fonte: INE

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego terá estabilizado em 6,5% em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião