PSD chama Centeno com urgência ao Parlamento para falar sobre novo regime de PPP

Os sociais-democratas querem ouvir o ministro das Finanças sobre o novo regime de PPP. O "aumento da discricionariedade" na constituição das PPP é uma das preocupações do PSD.

O PSD entregou esta sexta-feira um requerimento na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças para que o ministro das Finanças seja ouvido sobre o novo regime de parcerias público-privadas (PPP). Este pedido de audição junta-se aos pedidos de apreciação parlamentar que o Bloco de Esquerda vai entregar e o CDS defende.

Os sociais-democratas consideram que o novo regime de PPP introduz “profundas alterações” nas regras atuais em vigor desde 2012, as quais “suscitam grandes preocupações (…) desde logo porque parecem evidenciar uma diminuição da transparência e um aumento da discricionariedade na constituição das PPP, dificultando o respetivo escrutínio público”.

“Acresce que aparenta existir uma redução da intervenção e do poder de decisão do ministro das Finanças em todo o processo de constituição de parcerias, face à legislação que vigorou até ao momento, o que constitui também motivo de apreensão e cujas motivações devem ser esclarecidas”.

Estes motivos levaram o PSD a pedir que Mário Centeno seja ouvido com urgência na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

Entre as alterações previstas no diploma publicado na quarta-feira em Diário da República estão as seguintes:

O Governo aprovou no Conselho de Ministros a 21 de novembro um decreto-lei que altera as regras das PPP. Sendo um decreto-lei, o diploma foi diretamente para Belém, tendo merecido o aval de Marcelo Rebelo de Sousa esta segunda-feira.

Já esta quinta-feira, o Governo garantiu que o novo diploma das PPP “preserva inteiramente” os passos necessários para assegurar que os encargos para o Estado são calculados de forma correta, bem como a prova de que a PPP é a melhor opção para o Estado, quando comparada com outras soluções.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD chama Centeno com urgência ao Parlamento para falar sobre novo regime de PPP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião