Jorge Brito Pereira sai da Uría. Suspende atividade como advogado

O sócio da Uría Menéndez-Proença de Carvalho e advogado de Isabel dos Santos, Jorge Brito Pereira, está de saída da sociedade. Abandona a advocacia para estudar.

O advogado de Isabel dos Santos, Jorge Brito Pereira, sai da Uría Menéndez-Proença de Carvalho, apurou o ECO. O sócio da firma, desde 2016, decidiu renunciar no seguimento do caso Luanda Leaks que divulgou o alegado desvio de dinheiro da Sonangol, por parte da empresária Isabel dos Santos. Contactada a Uría, escusou-se a fazer qualquer tipo de comentários.

“Face às informações publicadas nos últimos dias a propósito dos designados ‘Luanda Leaks’, sem qualquer admissão de culpa, entendi que, ouvidos alguns dos meus sócios, para não prejudicar o bom nome e a reputação da Uría Menéndez-Proença de Carvalho, devia renunciar à minha condição de sócio com efeitos imediatos“, assegurou, entretanto, o advogado em comunicado ao Expresso.

Jorge Brito Pereira, que apresentou esta quinta-feira a carta de renúncia à sociedade ibérica, decidiu também suspender a atividade profissional como advogado. Vai dedicar-se a partir de agora à tese de doutoramento.

“Assim, como consequência imediata e necessária desta decisão, cessarei também o patrocínio jurídico à engenheira Isabel dos Santos e às sociedades que lhe estão associadas e, por isso mesmo, renunciarei, nos próximos dias, a todos os cargos que ocupava em órgãos sociais relacionados com as ditas sociedades”, esclarece o advogado.

O advogado de Isabel dos Santos negou recentemente qualquer tipo de controlo na Matter Business Solutions, a offshore da empresária angolana no Dubai para onde terão sido desviados mais de 100 milhões de euros em fundos públicos da Sonangol. Garantiu também que nunca teve “qualquer intervenção que não a de constituir formalmente a sociedade”.

Apesar disso, irá sair da sociedade, tal como de três outras empresas detidas pela angolana. Esta quinta-feira, a Nos anunciou em comunicado que Brito Pereira iria abandonar o cargo de chairman, tal como outros dois administradores indicados por Isabel dos Santos.

“[A Nos] informa que os senhores Dr. Jorge de Brito Pereira, Dr. Mário Filipe Moreira Leite da Silva e Dra. Paula Cristina Neves Oliveira apresentaram hoje [quinta-feira], ao Conselho Fiscal, as respetivas renúncias aos cargos de membros não executivos do Conselho de Administração desta sociedade“, lê-se na nota em questão.

Da mesma forma, o advogado vai deixar os cargos que ocupava no banco EuroBic e na energética Efacec. As duas empresas serão alvo de desinvestimento de Isabel dos Santos, que já anunciou que pretende vender as posições detidas.

(Notícia atualizada às 13h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jorge Brito Pereira sai da Uría. Suspende atividade como advogado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião