Paupério substitui Brito Pereira como chairman da Nos. Advogado saiu após polémica do Luanda Leaks

Ângelo Paupério, histórico gestor da Sonae, substitui Jorge Brito Pereira na presidência do conselho de administração da operadora de telecomunicações.

Ângelo Paupério, histórico gestor da Sonae, foi o nome escolhido pela Nos para substituir Jorge Brito Pereira como chairman da operadora. Brito Pereira, advogado de longa data de Isabel dos Santos, tinha renunciado ao cargo na semana passada, na sequência da polémica em torno do Luanda Leaks.

“Em reunião do conselho de administração ocorrida hoje, foi eleito presidente do conselho de administração Ângelo Paupério”, segundo informou a Nos NOS 0,33% em comunicado enviado esta segunda-feira ao mercado.

Jorge Brito Pereira anunciou a saída da telecom na passada quinta-feira, juntamente com dois outros administradores não executivos ligados a Isabel dos Santos: Mário Leite da Silva e Paula Oliveira. Os três tinham sido implicados na investigação jornalística Luanda Leaks, que expôs os esquemas financeiras da empresária angolana em Portugal. Isabel dos Santos terá desviado mais de 100 milhões de euros em fundos públicos da Sonangol para uma sociedade offshore no Dubai, a Matter Business Solution, constituída por Brito Pereira e dirigida por Paula Oliveira. Mário Leite da Silva é considerado o “braço-direito” de Isabel dos Santos nos negócios suspeitos investigados pela imprensa.

Quanto a Ângelo Paupério, é um homem de confiança da família Azevedo. Começou na Sonae em 1989 como diretor de projeto de televisão na Sonae Tencnolias de Informação. Passou por vários cargos e empresas do grupo, Sonaecom, Sonae Capital, Modelo Continente. Chegou a partilhar o cargo de CEO da Sonae com Paulo de Azevedo nos últimos anos, antes da chegada de Cláudia Azevedo.

A Nos tem como acionista maioritário a Zopt, que controla 52,15% do capital da telecom nacional. A Zopt é detida pela Sonae (através da Sonaecom) e Isabel dos Santos (através da Kento e da Unitel).

(Notícia atualizada às 17h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paupério substitui Brito Pereira como chairman da Nos. Advogado saiu após polémica do Luanda Leaks

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião