Maioria dos portugueses admite mudar hábitos devido ao coronavírus

Os portugueses ainda não mudaram a sua rotina devido ao coronavírus, mas em caso de epidemia a grande maioria admite cancelar eventos, adotar o teletrabalho e até fazer mais compras do que o habitual.

Estão a aumentar os casos de coronavírus em Portugal. Se continuarem a avolumar-se, a maioria dos portugueses admite começar a alterar os seus hábitos. É a conclusão de um inquérito da agência multidados.com, realizado nos primeiros dias de março que revela que os portugueses dizem estar bem informados sobre a doença, mas também pouco alarmados.

A maioria dos portugueses, 82,9%, já se informou sobre a doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e fá-lo através das notícias na televisão, da página oficinal do SNS e das redes sociais. Apesar do volume de notícias sobre o tema, 52,6% dos inquiridos garante não estar alarmado.

87,5% dos portugueses considera-se esclarecido sobre o tema do coronavírus e mais de 92% garante conhecer bem os sintomas. A maioria, 70,4%, está confiante nas informações prestadas pelas autoridades de saúde, mas 74,3% não acredita que o SNS esteja preparado para um amento exponencial de casos de coronavírus.

Segundo o inquérito, 85,5% dos portugueses ainda não adquiriu quaisquer equipamentos de prevenção para o Covid-19. Mas a preocupação de alguns, e o facto de estarem inseridos em grupos de risco, tem feito esgotar as máscaras e o gel desinfetante nas farmácias portuguesas, levando à rutura de stock e ao aumento abrupto de preço destes produtos.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1182″ slug=”coronavirus-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/thumbnail?version=1583753579347&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

Não adquiriram máscaras, nem mudaram hábitos. Mas para a maioria dos portugueses tudo isso pode mudar caso a epidemia ganhe outras proporções. Muitos assumem que podem correr para o supermercado e outros estão dispostos a cancelar eventos. A grande maioria pondera ainda deixar de ir trabalhar para o escritório.

79,6% dos portugueses considera adotar o trabalho remoto, mais de 70% dizem estar preparados para reforçar as compras de alimentos e outros produtos e, ainda, 63,2% admite adiar a ida a eventos num futuro próximo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria dos portugueses admite mudar hábitos devido ao coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião