Já foram entregues quase um milhão de declarações de IRS

Já foram submetidas quase 990 mil declarações de IRS. O período de entrega arrancou na quarta-feira e prolonga-se até ao final de junho.

Os contribuintes entregaram, só este sábado, mais de 90 mil declarações de IRS. Nos primeiros cinco dias do período de entrega, foram assim apresentadas à Autoridade Tributária quase um milhão de declarações Modelo 3, valor acima daquele verificado no mesmo período de 2019. Isto apesar de, este ano, o Governo não garantir rapidez na devolução do imposto aos portugueses, face ao contexto de incerteza resultante da pandemia de coronavírus.

A campanha de IRS deste ano arrancou a 1 de abril, quarta-feira, com cerca de 570 mil contribuintes a entregarem ao Fisco, logo no primeiro dia, as suas declarações de rendimentos. Entretanto, mais 418.142 declarações foram apresentadas, perfazendo um total de 989.915 Modelo 3 entregues até ao final deste sábado.

De acordo com os dados enviados, em 2019, pelo Ministério das Finanças, nos primeiros cinco dias da campanha desse ano tinham sido entregues cerca de 900 mil declarações de IRS, um número inferior àquele registado este ano.

Face ao contexto de incerteza causado pela pandemia de coronavírus, o Governo não se está a comprometer, este ano, com os reembolsos rápidos (em média, 15 dias), que tinham sido registados nos últimos anos. O secretário dos Assuntos Fiscais garantiu apenas que há condições para cumprir os prazos legais: por lei, o reembolso tem de ser pago (nos casos em que se aplica) até ao final de julho.

Perante o surto de coronavírus, o Governo e a Autoridade Tributária têm, de resto, apelado aos contribuintes para que fiquem em casa e não se dirijam aos serviços presenciais das Finanças. Aconselham, em alternativa, o recurso da linha telefónica e do e-Balcão para o esclarecimento de dúvidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues quase um milhão de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião