Plataforma IQ é um passo na modernização da advocacia

A Kennedys lançou a Plataforma QI que pretende inovar tecnologicamente o setor. O sócio Paulo Almeida prevê que a médio/longo prazo o principal desafio da firma seja reforçar a sua presença no país.

Tem uma reclamação processual a fazer? Agora pode resolver os seus problemas através da Plataforma IQ, a mais recente aposta tecnológica do setor da advocacia lançada pela sociedade de advogados Kennedys.

Esta plataforma suporta um conjunto de ferramentas inteligentes que fazem a gestão de processos de reclamações, sinistros e ações, do mercado segurador, e não só.

“Essas ferramentas assentam na combinação de machine learning, inteligência artificial, processamento de linguagem corrente, análise de dados e processos de trabalho. A ideia é facultar aos nossos clientes empresarias, soluções à medida, que possam ajudar nos seus processos organizativos, com elevada poupança de tempo, dinheiro e melhores resultados, contribuindo para a otimização de custos com serviços de assessoria jurídica”, explica Paulo Almeida, sócio da Kennedys responsável pelo escritório de Lisboa.

Paulo Almeida, sócio da KennedysD.R.

Este novo serviço foi desenvolvido pela Kennedys IQ, que é a entidade criada pela firma para liderar a área de inovação e tecnologia. “Esta nova estrutura conta hoje com 30 pessoas e integra a pré-existente Kennedys Cognitive Computing, que tem a sua base operacional na Índia”, explica o sócio.

Na busca por uma solução inovadora, surgiu a ideia da Plataforma IQ. Paulo Almeida apontou a “redução de custos, sem deixar de proporcionar o apoio jurídico” como o principal mecanismo deste mecanismo.

Têm sido, portanto, os nossos clientes os grandes impulsionadores desta nossa aposta na inovação e desenvolvimento, que há alguns anos atrás não se imaginava como possível no mundo da advocacia”, reforça o sócio.

Têm sido, portanto, os nossos clientes os grandes impulsionadores desta nossa aposta na inovação e desenvolvimento, que há alguns anos atrás não se imaginava como possível no mundo da advocacia.

Paulo Almeida

Sócio da Kennedys

Em 2019, a Kennedys cresceu 11% no número de advogados em todas as jurisdições que marcam presença, o que se traduz também um aumento ao nível da faturação e na confiança dos seus clientes, segundo Paulo Almeida.

Claro que queremos que os nossos clientes continuem a usar os nossos serviços jurídicos, mas o que queremos também, com este investimento em inovação, e isto é o ponto central, é que os clientes e outros operadores de mercado nos procurem quando realmente necessitam, automatizando tarefas que podem ser deixadas à inteligência artificial, concentrando, assim, nos nossos advogados os assuntos mais importantes e complexos, que não podem prescindir do apoio de um advogado”, assegura.

À Advocatus, o sócio da Kennedys refere que o feedback dos clientes tem sido “extremamente positivo”.

Desafio atual é o Covid-19

Oito meses depois da integração do escritório N. Maldonado Sousa & Associados na Kennedys, Paulo Almeida reflete que este passo se deu de “forma muito fácil e tranquila”, fruto da visão de negócio e advocacia que ambas partilhavam.

“A vinda do Nuno Maldonado Sousa para a Kennedys, juntamente com a sua equipa, resultou num reforço assinalável das nossas capacidades na área do societário e comercial, bem como imobiliário e laboral”, explica o sócio.

Nuno Maldonado Sousa, sócio da KennedysD.R.

Após 11 anos a operar em Portugal, a experiência tem sido “francamente positiva”, no entendimento do líder português.

“A possibilidade de ser sócio duma firma inglesa e ao mesmo tempo global, tem sido extremamente enriquecedora e desafiante, sobretudo ao nível do tipo de prática que temos vindo a desenvolver, mas também quanto à integração na estrutura institucional internacional. Hoje o escritório português está plenamente consolidado e, sem dúvida, apostado em crescer”, nota Paulo Almeida à Advocatus.

Com às áreas do mercado segurador e ressegurador mundiais e ainda de corporate e comercial como o principal motor de crescimento da sociedade, a pandemia do Covid-19 e o consequente trabalho remoto é o principal desafio da Kennedys.

A nossa infraestrutura informática provou estar à altura e estamos a conseguir dar resposta aos nossos clientes, praticamente como anteriormente fazíamos. Neste momento só nos resta esperar adaptar-nos o melhor possível a esta terrível crise e tentar superar este momento, assim como os tempos não menos difíceis que, por certo, se lhe seguirão”, refere o sócio da Kennedys responsável pelo escritório de Lisboa.

Sociedade de advogados KennedysD.R.

A médio/longo prazo, Paulo Almeida crê que o principal desafio em Portugal seja reforçar a sua presença e crescer.

Distinguida em setembro de 2019, pelo Financial Times, no FT Innovative Lawyers Europe, com o prémio “Innovation in the business of law: New products and services”, Paulo Almeida não sabe se o prémio se vai manter, mas de uma coisa está seguro.

“Uma coisa posso garantir, a aposta e investimento em inovação e desenvolvimento que a Kennedys decidiu fazer, está para ficar e é um caminho que continuaremos a trilhar, em estreita colaboração com os nossos clientes, sempre com o objetivo de os ajudar no seu negócio, encontrando as melhores soluções para os seus problemas jurídico-legais”, conclui Paulo Almeida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma IQ é um passo na modernização da advocacia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião