5 coisas que vão marcar o dia
Abrem os restaurantes, os cafés e até as esplanadas. Os alunos do 11º e do 12º voltam a ter aulas presenciais. Esta segunda-feira, arranca a segunda fase de desconfinamento.
Esta segunda-feira arranca mais uma fase do desconfinamento do país e da retoma a economia. E a DGS divulga mais um boletim de acompanhamento da evolução da pandemia em Portugal. A Segurança Social paga mais uma tranche dos apoios devidos às empresas em lay-off.
Carlos Costa sobre recuperação de Portugal
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, participa, esta segunda-feira, num webinar promovido pela Abreu Advogados sobre as políticas e as medidas necessárias para a recuperação de Portugal no pós pandemia de coronavírus. A sessão será aberta por Luís Marques Mendes. O Banco de Portugal prevê que o PIB português poderá encolher até 5,7% este ano por causa do impacto do coronavírus — no primeiro trimestre a economia encolheu 2,4%. “A perspetivas para a economia portuguesa deterioraram-se abrupta e significativamente em resultado do impacto da pandemia Covid-19”, explicou o banco central em comunicado.
Segurança Social paga apoios do lay-off
O Executivo de António Costa tinha indicado, originalmente, o dia 28 de cada mês para pagar os apoios devidos às empresas que recorram ao lay-off simplificado, mas o elevado número de pedidos impossibilitou a concretização desse calendário. Em alternativa, o Governo prometeu pagar até dia 15 deste mês todos os requerimentos aprovados que deram entrada em abril. A bastonária da Ordem dos Contabilistas adiantou, contudo, que alguns dos apoios processados nesse dia só ficarão a pagamento esta segunda-feira, dia 18, e na quarta-feira, dia 20. Ainda assim, Paula Franco reconhece que o processo já está a correr melhor.
Arranca segunda fase de desconfinamento
Começa, esta segunda-feira, a segunda fase de retoma da economia portuguesa. Esta etapa ficará marcada pela reabertura dos restaurantes, cafés, pastelarias e esplanadas, bem como pelo regresso às aulas dos estudantes do 11º e 12º ano. Enquanto isso, o Presidente da República sublinhou que ainda não é possível retirar conclusões “firmes” sobre o impacto da primeira fase de desconfinamento na evolução dos casos de infeção, mas assegurou que até agora não há dados que justifiquem a não concretização da etapa que arranca esta segunda-feira.
Como está a evoluir a pandemia?
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulga esta, segunda-feira, mais um boletim de acompanhamento da evolução da pandemia de coronavírus em Portugal. Isto numa altura em que o país se aproxima dos 30 mil casos, com mais de três mil destes já recuperados. O número de vítimas mortais ultrapassou a fasquia dos 1.100. O Norte continua a ser a região do país com mais infetados, seguida por Lisboa e pelo Centro.
Lufthansa apresenta resultados
Esta segunda-feira, a transportadora área Lufthansa apresenta os seus resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. Isto numa altura em que a pandemia de coronavírus levou ao cancelamento de milhões de voos em todo o mundo, deixou os aviões em terra e provocou danos nas contas das transportadoras. Em Portugal, a TAP está também pressionada por causa do surto de coronavírus. Para além de ter avançado para lay-off, a transportadora lusa poderá vir a ser alvo de uma injeção de capital pública. O Executivo anunciou que tem a expectativa de que haja um injeção de dinheiro na companhia aérea em meados de junho. E António Costa já alertou: mais dinheiro do Estado vai ter de significar mais controlo do Estado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}