Participadas da Indico Capital Partners levantaram 230 milhões em 2019

Um ano e meio depois da sua criação, maior fundo privado de capital de risco nacional conta com 10 participadas e investiu cerca de metade dos 46 milhões que gere. Participadas angariaram 230 milhões.

Stephan Morais, partner da Indico Capital Partners, em entrevista ao ECO24 – 16JAN19Hugo Amaral/ECO

Até janeiro deste ano, as investidas da Indico Capital Ventures — nas quais o fundo investiu cerca de 22 milhões de euros — levantaram um total de 230 milhões, 10 vezes mais do que o fundo investiu no seu primeiro ano de atividade.

Entre as dez investidas pelo fundo de capital de risco português estão a Barkyn, a Zenklub ou a Infraspeak, entre outras startups nacionais e estrangeiras.

“Até janeiro, o nosso investimento rondava os 22 milhões, cerca de metade do fundo. As nossas empresas, no ano passado, levantaram mais de 230 milhões, mais de 10 vezes o que investimos, o que levou a uma performance excelente do fundo”, detalha Stephan Morais, managing general partner da Indico Capital Partners, ao ECO.

Ainda que a pandemia esteja a desacelerar o investimento, a Indico Capital Partners acaba de anunciar que co-liderou uma ronda Série A na Barkyn, que viu as receitas triplicarem no primeiro trimestre deste ano.

“Há um mês que os nossos parceiros de Silicon Valley notam descidas significativas nas avaliações nos EUA, mas era uma bolha que tinha de acalmar de certa forma. Havendo menos disponibilidade financeira de alguns tipos de investidores, melhora a racionalidade do mercado. Há muitos investidores que não são profissionais e entram no mercado por euforia: nesse sentido, nota-se a saída destes ‘turistas do investimento’. Isso é positivo porque rebalanceia o foco do mercado”, assinala o investidor.

"Havendo menos disponibilidade financeira de alguns tipos de investidores, melhora a racionalidade do mercado.”

Stephan Morais

Managing general partner da Indico Capital Partners

Lançado em janeiro de 2019, o Indico Capital Partners anunciou um fundo de 46 milhões de euros para investir em startups tech, especialmente nos mercados de Portugal e de Espanha. O trabalho de campo está a ser feito há vários meses por Stephan Morais, ex-administrador executivo da Caixa Capital, Cristina Fonseca, cofundadora e acionista da Talkdesk, e Ricardo Torgal, ex-gestor de investimentos da Caixa Capital. É o primeiro fundo privado de capital de risco nacional e independente.

Em abril deste ano, a Indico anunciou ainda uma parceria com a Google: uma aceleradora com base em Lisboa. Por ano, a Indico seleciona entre 6 a 10 startups e investe 100 mil euros em cada uma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Participadas da Indico Capital Partners levantaram 230 milhões em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião