JobClub quer ajudar quem perdeu emprego devido à pandemia

O projeto nasce no movimento tech4Covid para ajudar quem perdeu o emprego devido à pandemia, através de sessões de formação e mentoria gratuitas com profissionais ligados ao recrutamento.

O seu emprego foi afetado pela pandemia e precisa de conselhos? De “pessoas para pessoas”, o JobClub é um projeto voluntário e sem fins lucrativos, desenvolvido a partir de Braga a partir do tech4COVID19 — um movimento de empreendedores que se juntou para criar soluções para minimizar o impacto da pandemia –, para ajudar pessoas em situação de desemprego, através de sessões de formação e mentoria gratuitas com profissionais ligados ao recrutamento.

“Temos recrutadores que podem dar feedback, através de uma plataforma, com conteúdo, interação profissional e que pode dar aquela luz que as pessoas precisam. Estamos confiantes de que, sendo uma plataforma online, ajude a chegar a cada vez mais pessoas”, conta à Pessoas Helena Muniz, fundadora do JobClub.

Em sessões de grupo de uma hora ou reuniões individuais de 30 minutos, os voluntários experientes em recrutamento vão ajudar os participantes a navegar no processo de busca de emprego. Identificar e abordar as empresas, identificar erros frequentes, conhecer as tendências no mercado de trabalho, avaliar o CV, saber quais as competências mais procuradas no mercado e superar a insegurança na procura de emprego são algumas das temáticas previstas para estes encontros.

“[O JobClub] surge numa altura em que muitas pessoas estão a reavaliar os seus percursos profissionais e, por isso, quisemos intervir de forma a capacitar quem procura uma nova oportunidade de emprego, criando e identificando oportunidades de trabalho que possam ser adequadas a cada perfil”, refere Helena Muniz citada em comunicado. Em Portugal, há quase 409 mil pessoas inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em situação de desemprego. Entre 1 e 30 de junho, foram feitas 40.745 novas inscrições nos serviços de emprego.

A primeira sessão do JobClub está marcada para 8 de julho, com o tema “Feedback na Hora”, e será conduzida por Flávia Costa, talent acquisition manager da SKILLINK, Gonçalo Sequeira, user experience designer na plataforma de coaching Luminous, e Maria João Ribeiro, cofundadora do JobClub. Durante o webinar, os três oradores vão analisar CVs e perfis de LinkedIn em tempo real. “A mentoria pode ser a mais-valia. Vamos dar as ferramentas que as pessoas precisam para acreditar no seu potencial“, conclui Helena Muniz.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, desde o início da pandemia, se tenham perdido o equivalente a cerca de 5,4% das horas globais de trabalho, em relação ao quarto trimestre de 2019, um número que representa menos 155 milhões de empregos a tempo inteiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

JobClub quer ajudar quem perdeu emprego devido à pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião