Moody’s não se pronuncia sobre rating de Portugal

A agência de notação financeira decidiu não rever o outlook de Portugal, como era esperado pelos analistas, que até antecipavam um corte, para incorporar os impactos da pandemia nas contas públicas.

A Moody’s, decidiu não rever o rating de Portugal esta sexta-feira. A decisão será tomada mais tarde, mas não existe no calendário da agência de notação financeira uma nova data.

A última vez que a Moody’s tinha avaliado Portugal foi em abril, tendo mantido tanto o rating como a perspetiva em Baa3 positivo, nível para o qual tinha subido em agosto de 2019. A agência decidiu na altura não acompanhar a Fitch e Standard and Poor’s, que nesse mesmo mês reviram em baixa a perspetiva de rating português devido ao impacto da pandemia.

Mas apesar desses impactos terem já obrigado o Executivo a rever em alta o valor do défice deste anos para 7%, a Moody’s optou por não avançar com a revisão da notação financeira de Portugal. Os analistas antecipavam um corte da perspetiva para estável, mas acabou por não se verificar.

Portugal continua assim no último grau da categoria de investimento de qualidade, ou seja, um nível acima de “lixo”. Isto apesar de a Comissão Europeia ter revisto em baixa as previsões de crescimento de Portugal — foi o país com a revisão mais significativa — e do próprio ministro das Finanças já ter admitido que também vai rever as suas previsões apesar de não ter aproveitado o Orçamento Suplementar para atualizar o cenário macroeconómico.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s não se pronuncia sobre rating de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião