5 coisas que vão marcar o dia

O Eurostat divulga estatísticas sobre a evolução do emprego na UE. Ainda no plano económico, a Sonae apresenta as contas referentes aos primeiros nove meses do ano. Arranca o Fórum anual do BCE.

O Instituto Nacional de Estatística e o Eurostat vão divulgar estatísticas sobre os acidentes e problemas de saúde associados aos locais de trabalho e a evolução do emprego, respetivamente. Ainda em época de apresentação de resultados, a Sonae vai divulgar as contas referentes aos primeiros nove meses deste ano. Esta quarta-feira arranca o Fórum anual do Banco Central Europeu, este ano exclusivamente online.

Quantos acidentes de trabalho aconteceram em Portugal?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar novos dados sobre os acidentes de trabalhos e problemas de saúde relacionados com o trabalho em 2020. Segundo o Eurostat, Portugal é o quarto país do bloco comunitário com mais acidentes fatais por 100 mil trabalhadores, depois da Roménia, da Bulgária e da Áustria. Na União Europeia, em 2017, mais de dois milhões de acidentes de trabalho resultaram em ausências superiores a quatro dias do posto de trabalho e 2.912 resultaram mesmo na morte dos trabalhadores.

Como vai o emprego na UE?

O gabinete de estatísticas europeu vai divulgar dados sobre o emprego na União Europeia referentes ao segundo trimestre deste ano. Na semana passada, a Comissão Europeia reviu as previsões relativamente à evolução do desemprego na UE. Para Portugal, o Executivo comunitário está mais otimista do que estava na primavera e até do que o próprio Governo. Estima agora que o desemprego suba para 8% este ano. Ao mesmo tempo, entre os Estados-membros, é na Grécia que a taxa de desemprego deverá atingir níveis mais elevados, este ano: 18%.

Sonae mostra contas aos investidores

A Sonae vai revelar ao mercado os resultados relativos aos primeiros nove meses deste ano. A dona da cadeia de hipermercados Continente e das lojas Worten viu as vendas acelerarem no primeiro semestre do ano, período marcado pela pandemia. Ainda assim, não conseguiu evitar prejuízos de 75 milhões de euros.

OPEP divulga relatório mensal sobre petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai divulgar o habitual relatório mensal sobre o mercado do petróleo. Recentemente a organização que reúne os maiores produtores de “ouro negro” do mundo mudou significativamente a sua previsão para aquilo que será a procura por petróleo nos próximos anos. Segundo a previsão que consta no relatório “2020 World Oil Outlook”, o consumo deverá estabilizar no final da década e poderá depois começar a cair, perante um impacto duradouro da crise pandémica na economia e nos hábitos dos consumidores.

Arranca o Fórum do BCE, mas é online

Esta quarta-feira arranca o Fórum anual do Banco Central Europeu (BCE), que vai durar dois dias. Nos últimos anos, este evento tem juntado diversas personalidades do setor financeiro em Sintra, mas face à pandemia este ano será exclusivamente online. A presidente do BCE, Christine Lagarde, Vítor Gaspar, diretor do departamento de assuntos orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI), ou o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, são alguns dos participantes que vão discursar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião