5 coisas que vão marcar o dia

Será votada no Parlamento a versão final do Orçamento do Estado para 2021. BdP apresenta indicadores sobre os depósitos das famílias. Estes e outros temas marcarão o dia desta quinta-feira.

Depois de quatro dias de votações, o Orçamento do Estado é hoje sujeito a votação final global no Parlamento. Também esta quinta-feira a Associação Automóvel de Portugal vai tomar uma posição sobre a ausência de medidas para o setor, face à quebra de 25,8% na produção de automóveis desde o início do ano.

Votação final global do Orçamento do Estado

Decorre esta quinta-feira, na Assembleia da República, a votação final global do Orçamento do Estado para 2021, depois de quatro dias de votação na especialidade. A sessão parlamentar arranca às 10h00, numa altura em que o BE se prepara para manter o voto contra o documento, com o argumento de que “o processo parlamentar não melhorou a proposta”, mas o PCP já anunciou que se irá abster, abrindo a porta à viabilização do documento.

Famílias continuam a poupar?

O Banco de Portugal apresenta esta quinta-feira indicadores sobre os depósitos bancários das famílias em outubro, numa altura em que os empréstimos para consumo estão a cair e os depósitos das famílias estão em alta. A pandemia está a levar as famílias a reforçarem as poupanças nos bancos e, após um ligeiro recuo em agosto, o montante voltou a crescer em setembro: 158,1 mil milhões de euros estavam parados nos bancos sob a forma de depósitos de particulares no final desse mês.

INE mede impacto da Covid-19 nas empresas em novembro

O Instituto Nacional Estatística (INE) vai realizar um inquérito rápido e excecional às empresas em relação aos impactos da pandemia de Covid-19 em novembro deste ano, um mês em que as empresas, principalmente o comércio e a restauração, viram os seus negócios novamente afetados pelas medidas e restrições, como foi o caso da obrigatoriedade de encerrar às 13h00 nos dois últimos fins de semana.

Webinar explica medidas do Governo para pequenas empresas e restauração

O IAPMEI, Turismo de Portugal e Compete 2020 promovem às 11h30 um webinar intitulado “Programa Apoiar”. A sessão tem por objetivo a partilha de informação sobre as medidas Apoiar.PT e Apoiar Restauração, e contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves. O Apoiar.pt é um sistema de incentivos à liquidez destinado a micro e pequenas empresas. O Apoiar Restauração é uma medida de apoio à liquidez desenhada especificamente para o setor da restauração.

Setor automóvel exige medidas para setor

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) vai promover uma conferência de imprensa onde tomará uma posição face ao que considera ser a ausência de medidas de apoio ao setor automóvel no Orçamento do Estado para 2021. De janeiro a outubro de 2020, registou-se um decréscimo de 25,8% em termos homólogos na produção automóvel. Concretamente, foram produzidos em outubro 29.714 veículos automóveis ligeiros e pesados, uma queda de 6,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião