Hoje nas notícias: Novo Banco, TAP e restauração

  • ECO
  • 27 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia começa com a notícia de que foram tantas as empresas da restauração e da cultura a pedir apoio ao Governo, que o sistema acabou por bloquear. Na banca, o setor está preocupado com o travão que o Parlamento aprovou a uma injeção no Novo Banco e pede rapidez ao Tribunal de Contas para avançar com a auditoria. Dos céus vem ainda a notícia de que a TAP vai suspender o lay-off antes de apresentar o plano de despedimentos.

Banca preocupada com travão no Novo Banco pede rapidez ao TdC

Depois de o Parlamento ter aprovado — por duas vezes — a proposta do Bloco de Esquerda para travar uma injeção no Novo Banco antes de ser feita uma auditoria, o setor bancário mostra-se preocupado com esta decisão e pede celeridade na atuação do Tribunal de Contas. Em causa estão preocupações relacionadas com o potencial impacto na credibilidade externa do país e, em simultâneo, compreensão por uma posição de maior exigência e escrutínio em relação ao Novo Banco. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Ex-BESA falha reembolso e ameaça contas do Novo Banco

O ex-Banco Espírito Santo Angola (BESA), atual Banco Económico, falhou o prazo para liquidar parte de um dos empréstimos que recebeu do Novo Banco em 2014, no âmbito das medidas que Angola implementou após a resolução do BES. Embora se desconheça o nível de imparidade que este empréstimo tem no Novo Banco, iria permitir reforçar significativamente as perdas antecipadas sobre a exposição ao Banco Económico. A acontecer, teria impacto nos cálculos feitos na hora de pedir ajuda ao Fundo de Resolução. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

TAP suspende lay-off antes de apresentar plano de despedimentos

A administração da companhia aérea nacional vai reunir esta sexta-feira com os sindicatos para anunciar a suspensão do regime de lay-off, medida que afeta a totalidade dos cerca de nove mil trabalhadores do grupo que estão nesse regime de apoio, com diferentes percentagens de aplicação de redução ou suspensão de trabalho. Este anúncio acontece cerca de duas semanas antes de a empresa apresentar o plano de reestruturação. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Corrida aos apoios à restauração e à cultura bloqueia sistema

Em poucos minutos os empresários candidataram-se em massa às ajudas públicas do programa Apoiar.pt, destinado a ajudar as micro e pequenas empresas da restauração, comércio e cultura, o que acabou por bloquear a plataforma impedindo a maioria dos empresários de entregar os processos. A Agência para o Desenvolvimento e Coesão diz ter-se tratado de “um recorde de candidaturas submetidas”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Chumbo ambiental obriga Vilamoura a rever projeto

A Vilamoura World, detida pelo Lone Star, previa investir 650 milhões de euros para o projeto Cidade Lacustre. Todavia, o projeto turístico ainda não tem luz verde para avançar por questões ambientais. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve) emitiu um parecer desfavorável ao projeto de loteamento e urbanização. Entidade responsável pelo desenvolvimento do projeto vai reformulá-lo. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios(acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, TAP e restauração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião