Associação da Imprensa Estrangeira elege empresário José Neves personalidade do ano

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2020

A distinção é atribuída todos os anos, desde 1990, pelos 55 jornalistas estrangeiros acreditados em Portugal e inscritos na associação.

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) atribuiu o seu 31..º prémio personalidade do ano/Martha de la Cal ao empresário português fundador e presidente executivo da plataforma de moda Farfetch, foi anunciado esta quinta-feira.

Este prémio visa “distinguir a pessoa ou a instituição que contribuiu para promover a imagem do país no estrangeiro durante o ano”, refere a AIEP.

A distinção é atribuída todos os anos, desde 1990, pelos 55 jornalistas estrangeiros acreditados em Portugal e inscritos na associação.

José Neves teve destaque na imprensa internacional pelo seu desempenho ao conseguir transformar a Farfetch numa empresa líder no negócio da moda de luxo online, trabalhando com mais de 3.000 marcas chegando a consumidores de uns 190 países”, refere a AIEP, adiantando que “o empreendedor português também se destacou este ano pelo seu contributo na sociedade portuguesa ao criar uma fundação para a educação“.

Os correspondentes escolheram o empresário “pelo destaque na imprensa internacional do seu percurso ímpar, sendo dos poucos portugueses a liderar um grupo com uma projeção internacional”, explicou Levi Fernandes, presidente da AIEP, citado em comunicado.

“Gostaria de agradecer esta distinção que me deixa muito orgulhoso”, afirmou, por sua vez, José Neves, no mesmo comunicado.

“Projetar a marca Portugal internacionalmente é uma missão que me deixa orgulhoso enquanto português e CEO de uma empresa que sendo global desde o primeiro dia, nasceu com um forte ADN português e representa uma grande comunidade de portugueses que fazem parte da equipa Farfetch”, salientou o empresário.

Este reconhecimento resulta, disse, “do trabalho extraordinário de todos os ‘Farfetchers’ e da equipa da Fundação José Neves, que tem a missão de transformar Portugal numa sociedade de conhecimento, e é em nome deles que agradeço este prémio”.

Em edições anteriores, o prémio já foi entregue a empresários, políticos, artistas, desportistas e instituições.

No ano passado, o prémio foi entregue à pianista Maria João Pires.

Desde 2012, o prémio dos correspondentes passou a ser denominado Martha de La Cal (1927-2011) como homenagem à jornalista norte-americana, que trabalhou durante vários anos em Portugal para a revista Time e que foi uma das fundadoras da Associação da imprensa estrangeira, há 42 anos, refere a AIEP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação da Imprensa Estrangeira elege empresário José Neves personalidade do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião