Hoje nas notícias: ADSE, vistos gold e vacina

  • ECO
  • 22 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo antecipou para esta terça-feira a reunião semanal do Conselho de Ministros, na qual planeia votar o alargamento da ADSE aos trabalhadores com contratos individuais com o Estado e as restrições aos vistos gold do imobiliário nos grandes centros urbanos. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia na imprensa portuguesa.

Governo alarga ADSE aos contratos individuais

O Conselho de Ministros vai aprovar o alargamento do subsistema de saúde da ADSE aos trabalhadores com contrato individual de trabalho com o Estado. Estima-se que a medida beneficie 100 mil pessoas, mais de metade das quais trabalha no setor da saúde. Segundo a ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, o alargamento da ADSE aos contratos individuais tem vindo a ser discutido dentro do subsistema desde 2018.

Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre).

Executivo discute restrições aos vistos gold

No mesmo Conselho de Ministros, vai ainda a debate as restrições aos vistos gold. O Executivo pretende que os estrangeiros que queiram obter autorização de residência em Portugal por via da realização de um investimento em imobiliário tenham de se voltar para os chamados territórios de baixa densidade, isto é, regiões do interior do país, longe dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. Ainda não se sabe como será concretizada uma eventual medida nesse sentido, mas a autorização legislativa foi concedida ao Governo no âmbito do Orçamento do Estado para 2021.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Duplicam subsídios de quarentenas e Covid-19

O número de baixas pagas pela Segurança Social por isolamento profilático ou doença Covid-19 mais do que duplicou em novembro. Cresceu 154%, para um total de 72.235 beneficiários (uma subida de 43.822). É o valor mais alto desde o início da pandemia. Desde a descoberta do novo coronavírus em Portugal que a Segurança Social já pagou 239.928 subsídios associados à Covid-19. Aqueles que foram pagos em novembro, em plena segunda vaga, representam cerca de um terço do total.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Metade dos portugueses quer a vacina

Cerca de metade dos portugueses assume que quer ser vacinado contra a Covid-19. O barómetro da Intercampus, feito para o Correio da Manhã, apurou que 49,3% dos portugueses têm a intenção de tomar a vacina quando esta estiver disponível. Ao mesmo tempo, 24,7% dos inquiridos garantem que não a pretendem tomar, enquanto 26% não sabem ou não respondem.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

“Capital político de Passos está intocável”

O ex-ministro da Presidência, Marques Guedes, defende, em entrevista ao Público, que “não existem em Portugal muitas personalidades com a dimensão” de Pedro Passos Coelho. No entanto, o regresso à vida política do antigo primeiro-ministro é um segredo bem guardado. Marques Guedes considera que “há um deslaçar da autoridade política do Governo” e que o ministro da Administração Interna é “quase um peso morto” dentro do Executivo. Quanto ao Chega diz que respeita as “regras do jogo democrático”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ADSE, vistos gold e vacina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião