5 coisas que vão marcar o dia

Candidatos a Belém debatem na rádio e começam os apoios do Estado por causa do novo confinamento. A CIP divulgará um inquérito para saber o que pensam as empresas dessas ajudas.

Três dias passados desde o início do novo confinamento, arrancam agora os apoios prometidos pelo Governo para as empresas e cidadãos. É também o dia em que os sete candidatos a Belém debatem na rádio.

Arrancam apoios do Estado por causa do novo confinamento

Começam hoje a ser disponibilizados os apoios do Estado para empresas e cidadãos, na sequência da imposição de um novo confinamento. Entre eles estão as novas linhas de crédito para empresas exportadoras e do setor dos eventos, que têm uma componente de 20% a fundo perdido, no valor total de 400 milhões de euros. Além disso, as empresas dos setores afetados terão acesso automático ao lay-off simplificado, com reforço da remuneração dos trabalhadores e manutenção do esforço do empregador comparativamente com o ano passado. Há também apoios específicos para o setor da cultura, como o programa Garantir Cultura.

Supermercados tiram produtos não essenciais dos expositores

O Governo permitiu aos hiper e supermercados retomarem os horários regulares durante o novo confinamento. Porém, limitou o tipo de produtos que estas grandes superfícies podem vender. A partir desta segunda-feira, só poderão estar nos expositores bens essenciais e produtos de primeira necessidade. Numa portaria, o Ministério da Economia decretou que é proibida a venda nos estabelecimentos físicos de um vasto conjunto de artigos, que vão da roupa aos artigos desportivos, passando pelos livros.

Candidatos a Belém em debate, mas agora na rádio

Os sete candidatos à Presidência da República são esperados num debate a ser transmitido, em simultâneo, pela Antena 1, Renascença e TSF. A emissão começa às 9h00 e será moderada pelas jornalistas Natália Carvalho, Eunice Lourenço e Judith Menezes e Sousa. A discussão acontece na última semana antes das eleições, marcadas para 24 de janeiro, e depois de mais de duas dezenas de debates a pares e um debate a sete emitidos pelas televisões.

INE mede o pulso ao transporte aéreo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar as estatísticas rápidas do transporte aéreo referentes ao mês de novembro de 2020. A atividade tem sido bastante castigada pela pandemia. Em outubro, aterraram nos aeroportos nacionais cerca de 9.700 aeronaves em voos comerciais, uma queda de 51,9% face ao mesmo mês de 2019. Em outubro de 2020, foi ainda registado o movimento de 1,4 milhões de passageiros, menos 74,1% face ao mês homólogo.

CIP divulga expectativas das empresas

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai hoje apresentar os resultados de mais um inquérito às expectativas das empresas portuguesas. A instituição liderada por António Saraiva pretende apurar que avaliação fazem das medidas definidas para combater a pandemia e também dos apoios que são hoje lançados para ajudar as empresas a sobreviverem. Os resultados serão conhecidos pelas 16h00.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião