Re Skill Hub: Cascais e Nova SBE querem antecipar as competências do futuro

Projeto desenvolvido pela câmara de Cascais, pela Nova SBE e pela Invest Cascais é apresentado online esta quarta-feira. Plataforma quer juntar empresas, trabalhadores e educadores.

A câmara de Cascais, em parceria com a Nova SBE e com a Invest Cascais, apresenta esta quarta-feira o Re Skill Hub, uma plataforma que tem como objetivo juntar empresas, trabalhadores e educadores, ajudando as instituições a entender e a agir perante as necessidades do mercado.

O desenvolvimento do projeto com feito com base nas conclusões de um estudo feito pela universidade e pela McKenzie, sobre a forma como a tecnologia ia levar a perdas de adequabilidade das pessoas, com riscos para os salários e para o emprego.

“Havia uma necessidade que todos nós trabalhássemos, em conjunto, para as competências do futuro, sejam elas digitais, tecnológicas, de cultura, e também, agora, de trabalho à distância e gestão de agenda”, explica Daniel Traça, dean na Nova SBE, em conversa com a Pessoas/ECO.

Desenvolvida pela Nova SBE em parceria com a agência Cascais Invest e com a câmara Municipal de Cascais, a plataforma Re Skill Hub quer ajudar a “enfrentar desafios e criar respostas” através de um mapeamento, coordenação e avaliação do processo de requalificação de competências dos trabalhadores em Portugal. “O que o Hub faz é criar uma plataforma com uma metodologia que permite às empresas dar nota de que tipo de competências estão à procura, e trabalhar com as escolas que queiram participar na criação de programas para responder a essas necessidades”, adianta o dean da Nova SBE.

No limite, o objetivo é que o Re Skill Hub contribua para um impacto na “competitividade da economia em Portugal”, assinala o responsável. “Começamos com um piloto em cascais, mas pode ser interessante fazê-lo crescer a um nível nacional e até internacional. Porque, no contexto atual, ou nos preparamos ou ficamos para trás. Já estamos, na universidade, a preparar as gerações mais jovens mas este é um trabalho que vai chegar nos próximos 10 anos. É necessário reciclar e repreparar todos os que já estão no mercado de trabalho”.

A apresentação da plataforma, sob a coordenação do professor João Duarte, está marcada para as 15 horas, via Zoom. As inscrições podem ser feitas através do email drpp@cm-cascais.pt. António Saraiva, presidente da Cascais Invest, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da câmara municipal de Cascais, Daniel Traça, diretor da Nova SBE e João Duarte, professor da Nova SBE, estarão presentes na apresentação. A sessão de encerramento fica a cargo do presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Re Skill Hub: Cascais e Nova SBE querem antecipar as competências do futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião