Família Queiroz Pereira lança OPA à Semapa com prémio de 20%
A Sodim, que já controla mais de 73% da Semapa, paga uma contrapartida em dinheiro de 11,40 euros por ação, o que representa um prémio de 20% face à cotação desta quinta-feira. Saída de bolsa à vista.
A Sodim acabou de lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) geral e voluntária sobre a Semapa, a qual já controla mais de 73% do capital, segundo comunicou esta quinta-feira ao mercado. O negócio avalia a Semapa em quase 930 milhões de euros.
A holding da família Queiroz Pereira paga uma contrapartida em dinheiro de 11,40 euros por cada ação que ainda não detém na Semapa SEM 0,00% , o que representa um prémio de 20% face à cotação de fecho desta quinta-feira e de 37,2% em relação ao preço médio nos últimos seis meses. As ações estão a cotar atualmente nos 9,50 euros.
De acordo com o anúncio preliminar partilhado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sodim detém, diretamente e através da Cimo, 58.438.334 ações representativas de 71,906% do capital social da Semapa e 73,167% dos direitos de voto da Semapa.
“É condição de sucesso da OPA que a Sodim passe a deter, em consequência da mesma, 90% dos direitos de voto na Semapa. A Sodim reservou-se o direito de, na sua inteira discricionariedade, renunciar à condição de sucesso acima descrita nas 24 horas subsequentes ao apuramento dos resultados da OPA”, refere a Sodim em comunicado.
A Semapa, que controla a papeleira Navigator e a cimenteira Secil, tem como CEO João Castello Branco e como chairman José Antônio Fay. Registou lucros de 124 milhões de euros em 2019 e está avaliada em cerca de 770 milhões de euros a preços de mercado.
Com 5,05% do capital, a Bestinver é o segundo maior acionista qualificado da Semapa, seguida do fundo soberano da Noruega, que detém 2,13%. Os restantes 18,85% estão dispersos em bolsa, segundo a informação disponibilizada no site da Semapa.
Saída da bolsa à vista
Caso a Sodim, em resultado da presente OPA, venha a deter pelo menos 90% dos direitos de voto da Semapa e, simultaneamente, venha a adquirir, pelo menos, 90% das 22.831.666 ações da Semapa que são objeto da OPA, irá recorrer ao mecanismo de aquisição potestativa das ações da Semapa que permanecerem na titularidade de outros acionistas (“squeeze-out”) previsto no Código dos Valores Mobiliários.
Contudo, se a Sodim não adquirir pelo menos 90% das ações que são objeto da OPA mas vier a deter pelo menos 90% dos direitos de voto da Semapa, irá promover a perda de qualidade de sociedade aberta da Semapa e saída de bolsa e, posteriormente, ponderará então se irá proceder a uma aquisição potestativa das ações da Semapa que permanecerem na titularidade de outros acionistas.
Em qualquer caso, a Sodim reserva-se o direito de não avançar com os processos de aquisição potestativa, se a contrapartida que vier a ser determinada para tais processos for superior à contrapartida paga na oferta de 11,40 euros por ação.
Sodim investe 260 milhões na OPA
Se a Sodim comprar os mais de 22,8 milhões de títulos que são objeto da oferta a 11,4 euros cada, a OPA irá implicar um investimento da holding da família Queiroz Pereira a rondar os 260 milhões de euros.
No anúncio preliminar, a Sodim frisa que é sua intenção, “independentemente dos resultados da OPA, dar continuidade à atividade empresarial da Semapa e das sociedades por ela controladas em moldes similares aos que têm vindo a ser por estas desenvolvidos”.
O Millennium BCP e o Caixa BI são assessores financeiros e intermediários financeiros encarregados da assistência à oferta, o JPMorgan é a assessora financeira e a Linklaters é a assessora jurídica da Sodim.
(Notícia atualizada às 22h19)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Família Queiroz Pereira lança OPA à Semapa com prémio de 20%
{{ noCommentsLabel }}