Direto Contexto da Covid-19 na Europa é “adverso e preocupante”, alerta Temido

Os epidemiologistas reuniram-se com os responsáveis políticos para apresentarem um balanço da situação pandémica em Portugal, e da primeira fase do plano de desconfinamento, na sede do Infarmed.

Como tem evoluído a pandemia? E como está a ser o desconfinamento? Os epidemiologistas reuniram-se esta terça-feira com representantes do Governo e outros responsáveis políticos, por videoconferência, para apresentar um balanço da situação no país, e apesar de admitirem que a se mantém uma tendência decrescente da incidência, alertam que para é necessário aumentar a testagem e rastrear os contactos.

Nesta reunião, os especialistas revelaram que se mantém a “tendência de descida” da incidência da Covid-19 em Portugal, com todas as regiões do continente a estarem na “zona verde” da matriz de risco que guia o plano de desconfinamento. À exceção dos Açores, todas as regiões estão com o índice de transmissibilidade (o chamado Rt) abaixo de 1 e com incidência inferior a 120 casos por 100 habitantes. Não obstante alertaram que é necessário aumentar a testagem e rastrear os contactos, dado que com o desconfinamento, a mobilidade vai aumentar.

Além disso, os peritos avisam que a Covid-19 tem vindo a agravar-se na Europa, pelo que admitem que esta situação é um risco para Portugal. Também a ministra da Saúde garantiu que as autoridades de saúde estão a acompanhar a evolução da pandemia nos outros países europeus, cujo contexto é “adverso e preocupante”.

Ao mesmo tempo, Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, assinala que nos últimos dias se verificou um “ligeiro aumento de piores comportamentos”, nomeadamente no que toca à menor utilização de máscara e ao aumento da mobilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contexto da Covid-19 na Europa é “adverso e preocupante”, alerta Temido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião