5 coisas que vão marcar o dia

Banco de Portugal divulga indicador diário de atividade económica. No Parlamento, prosseguem as audições na comissão de inquérito ao Novo Banco, desta vez com Constâncio e Mourinho Félix.

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco continua a centrar atenções na Assembleia da República, num dia em que o PS começa a votar o novo secretário-geral. Arranca também a primeira cimeira do G7 presencial desde a pandemia. E na economia, o Banco de Portugal divulga uma atualização do indicador diário de atividade económica.

CPI ao Novo Banco recebe Constâncio e Mourinho Félix

As audições na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do Novo Banco estão na reta final e prosseguem esta sexta-feira com antigos membros do Governo e do regulador da banca. Da parte da manhã, será a vez de Vítor Constâncio, ex-governador do Banco de Portugal e ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), enquanto à tarde será ouvido o ex-secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, que é atualmente vice-presidente do Banco Europeu de Investimento.

Economia continua a recuperar?

Em termos de dados económicos, o destaque estará na publicação do indicador diário de atividade económica pelo Banco de Portugal, no qual será possível medir a evolução da recuperação do país. A última divulgação mostrou que o crescimento da economia portuguesa desacelerou na última semana de maio, face à semana anterior, numa altura em que os dados de 2021 já começam a comparar com períodos de maior desconfinamento em 2020.

PS escolhe novo secretário-geral

O Partido Socialista (PS) começa esta sexta-feira a votar um novo secretário-geral. É o primeiro dia de votações, por via eletrónica, que vai continuar nos dias 18 e 19 deste mês por voto presencial. Devido à pandemia, o Congresso dos socialistas, atualmente liderados pelo primeiro-ministro António Costa, realizar-se-á em 13 pontos distintos do país, consoante as federações distritais a que pertencem, e os trabalhos serão seguidos em modelo de videoconferência.

G7 reúne-se pela primeira vez presencialmente desde a pandemia

A cimeira do G7 arranca esta sexta-feira no Reino Unido e será uma das primeiras cimeiras presenciais de líderes mundiais em quase dois anos. Com o país a acolher na região da Cornualha, o primeiro-ministro Boris Johnson defendeu que o encontro dos líderes de Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão — o primeiro após o surgimento da pandemia — é uma “oportunidade crucial” para aproveitar a experiência das democracias mais influentes do mundo para ultrapassar a pandemia e impulsionar a recuperação económica.

Trabalhadores da Águas de Portugal e TST em greve

Há duas greves no país que poderão afetar o normal funcionamento do país esta sexta-feira. No grupo Águas de Portugal, há uma paralisação de 24 horas decretada pelos sindicatos da CGTP-IN, em protesto pela falta de respostas às suas reivindicações. Da mesma forma, os trabalhadores da TSTTransportes Sul do Tejo também poderão aderir a uma greve decretada pela Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, em defesa da melhoria dos seus salários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião