Hoje nas notícias: Vodafone, sondagens e teletrabalho

  • ECO
  • 21 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Vodafone avançou para tribunal contra a Meo, pedindo uma indemnização devido a quebra de acordo relativo à partilha das redes de fibra ótica. O PS regista 34,6% nas intenções de voto do último barómetro da Intercampus, o que se traduz numa queda, caso as legislativas fossem hoje, segundo revela o Correio da Manhã. Nos jornais esta manhã lê-se ainda um estudo que conclui que o modelo híbrido é aquele com menos risco de prejudicar as pessoas que preferem o teletrabalho. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Vodafone acusa Meo de quebra de acordo e pede 132 milhões

A Vodafone Portugal acusa a Meo de não ter cumprido o acordo feito em 2014 para partilharem as redes de fibra ótica, decidindo mesmo avançar para tribunal, para ser compensada pela empresa detida pela Altice Portugal. O pedido de indemnização é de 132 milhões de euros, sendo que o valor ainda terá de ser decidido em instâncias judiciais. O julgamento deverá arrancar em outubro.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

PS perde intenções de voto. Chega ultrapassa Bloco e IL o CDS

No último barómetro da Intercampus divulgado esta segunda-feira, o Partido Socialista desliza nas intenções de voto passando de 37,9% para 34,6% caso as eleições legislativas fossem hoje. Por outro lado, o Chega ultrapassaria o Bloco de Esquerda como o terceiro partido mais votado ao atingir os 10,1% das intenções de voto, acima dos 8,9% dos bloquistas. As intenções de voto nos restantes partidos são de 22,4% no PSD, 6,4% na Iniciativa Liberal, 6% na CDU, 5,2% no PAN e 3,1% no CDS.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Modelo híbrido reduz risco de prejudicar quem prefere teletrabalho

Um estudo do instituto Bruegel concluiu que a adoção de um modelo de trabalho híbrido generalizado por toda a empresa é a melhor forma de ter ganhos de bem-estar sem prejudicar quem prefere teletrabalho. Caso não haja uma adesão generalizada do modelo que combina regime presencial com teletrabalho, os trabalhadores que preferem teletrabalho podem ficar em desvantagem. Este modelo tem um “potencial inexplorado”, consideram, que a pandemia veio trazer ao de cima. A expectativa é que o modelo híbrido possa ganhar força após esta fase.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Certificado digital será a super arma da UE para o Verão”, diz Schinas

A Comissão Europeia está confiante de que o certificado digital, que permite identificar se uma pessoa já foi vacinada, recebeu um resultado negativo num teste ou recuperou da Covid-19, “será a super arma da UE para o verão”, segundo aponta Margaritis Schinas. O turismo deverá recuperar 50% das receitas, nomeadamente beneficiando desta possibilidade, sublinha o vice-presidente da Comissão Europeia.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)

Especialistas alertam para repetição da tragédia de Pedrógão Grande noutras zonas do país

Os especialistas José Bento Gonçalves e Joaquim Sande Silva alertam para a probabilidade de se repetir a tragédia de Pedrógão Grande noutras zonas do país já este ano ou no futuro próximo. “Se não atuarmos rapidamente, tentando recuperar destes últimos quatro anos, 2017 poderá repetir-se em vários locais deste país”, alerta José Bento Gonçalves, professor e investigador na Universidade do Minho e presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos. O professor confessou num webinar para marcar os 4 anos do incêndio que “conhecendo o histórico dos nossos incêndios, às vezes pergunto-me se não aprendemos porque não queremos aprender, ou, por outro lado, se não queremos atuar”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Vodafone, sondagens e teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião