Já arrancou o Prime Day. Amazon tem dois milhões de produtos com desconto
O Prime Day da Amazon chega pela primeira vez a Portugal este ano, para os assinantes do recém-lançado Prime. A empresa tem mais de dois milhões de produtos com descontos, o dobro do ano passado.
Aquela que é uma das maiores campanhas de vendas em todo o mundo chega pela primeira vez a Portugal este ano. O Prime Day da Amazon arrancou às 23h00 de domingo e decorrerá até ao final do dia de terça-feira, abrangendo “mais de dois milhões” de produtos com descontos nas várias categorias na loja online. Mas só para os subscritores do Prime.
Em 25 de maio, a Amazon anunciou o lançamento do serviço premium Prime em Portugal. Alguns portugueses já assinavam o serviço através da loja de Espanha, mas a Amazon passou a oferecer a subscrição no mercado nacional a um preço mais reduzido: 3,99 euros por mês, com todos os benefícios. Incluindo portes grátis para todas as encomendas.
Nos dois primeiros dias da semana, soma-se à lista a campanha do Prime Day, um evento anual semelhante à Black Friday e ao Singles’ Day da Alibaba, mas promovido pela Amazon: “Este singular período de compras vai proporcionar aos membros Prime mais de dois milhões de ofertas em categorias como moda, lar, beleza e muitas mais, juntamente com as melhores vantagens do entretenimento”, indica a empresa num comunicado.
Segundo a CNBC, os dois milhões de produtos com descontos representam o dobro do Prime Day do ano passado. Nos EUA, estima-se que as vendas no comércio eletrónico disparem 17,3% face a 2020, para 12,18 mil milhões de dólares. Concretamente na loja da Amazon, é esperado um pulo de 18,3%, para 7,31 mil milhões de dólares, segundo dados da EMarketer.
Numa nota enviada à imprensa, a Amazon indica que “vai investir mais de 100 milhões de dólares (81 milhões de euros) em atividades promocionais para incentivar os clientes a comprar nas pequenas empresas que vendam na Amazon”. “Os vendedores aderentes têm batido recordes de vendas todos os anos desde o lançamento do Prime Day, com mais de 3,5 mil milhões de dólares em vendas só durante o evento do ano passado”, aponta a multinacional.
Além do Prime Day, a Amazon está a promover a campanha “Gaste 10€, Ganhe 10€”. Começou esta segunda-feira e vai durar até 20 de junho, um domingo. “A Amazon vai oferecer um crédito de dez euros para usar no Prime Day aos membros que gastarem dez euros em artigos selecionados de marcas e pequenos negócios na loja da Amazon”, aponta a empresa.
Os dias pacíficos da Amazon, contudo, podem ter os dias contados. A empresa está sob forte escrutínio na União Europeia por alegadas práticas anticoncorrenciais, incluindo acusações de que usa os dados dos parceiros vendedores para lançar produtos de marca própria (a Amazon nega).
Além disso, na semana passada, nos EUA, o Presidente Joe Biden nomeou para a liderança da Federal Trade Commission (FTC) Lina M. Khan. Khan é conhecida por ser muito crítica do domínio das grandes empresas de tecnologia e ganhou notoriedade graças a um artigo que escreveu para o The Yale Law Journal em 2017, com o título “O paradoxo anticoncorrencial da Amazon”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já arrancou o Prime Day. Amazon tem dois milhões de produtos com desconto
{{ noCommentsLabel }}