Paula Gomes Freire é a nova managing partner da VdA

A VdA nomeou em Assembleia Geral a sócia Paula Gomes Freire como managing partner e João Vieira de Almeida como senior partner.

A VdA nomeou em Assembleia Geral a sócia Paula Gomes Freire como Managing Partner e João Vieira de Almeida como Senior Partner. Os novos cargos, que resultam de uma alteração recentemente aprovada ao modelo de governação da firma, serão assumidos em fevereiro de 2022.

Paula Gomes Freire, que já integrava o Conselho de Administração, irá suceder a João Vieira de Almeida no cargo de Managing Partner, passando a presidir à Comissão Executiva e a liderar a gestão operacional da firma, com foco no negócio, na equipa e nos resultados. Por seu turno, João Vieira de Almeida irá assumir o recém-criado cargo de Senior Partner, presidindo ao Conselho de Administração, com responsabilidade pelo desenvolvimento estratégico, gestão do partnership e particular foco na defesa e promoção da Cultura e Sustentabilidade.

Com estas alterações, a VdA adota um modelo que resulta numa liderança combinada e de base colaborativa, dedicada a diferentes dimensões mas com o mesmo foco e ambição, assentes numa visão de liderança e de futuro a longo prazo.

Para Paula Gomes Freire “é uma honra e motivo de enorme orgulho ser nomeada futura Managing Partner da VdA, cargo que assumirei com enorme sentido de missão e responsabilidade pela confiança merecida por parte dos meus sócios. Temos uma visão clara sobre os desafios dos nossos clientes e as exigências do mercado, mas também sobre a importância das nossas pessoas e da afirmação da equipa. Queremos dar continuidade a essa visão, com a ambição de a potenciar, e esse será o meu principal papel.”.

Para João Vieira de Almeida “este é um processo de sucessão natural, alinhado com uma visão sobre a sustentabilidade e continuidade do projeto, por uma pessoa que reúne as qualidades certas para um papel de enorme exigência. Não podia estar mais confiante e orgulhoso com a escolha da Paula Gomes Freire, pela estima e apreço que tenho pelas suas qualidades pessoais, mas também porque materializa a afirmação de uma nova geração e da visão institucional que temos da VdA. Queremos afirmar ainda mais o papel relevante que assumimos na comunidade e promover aspetos da nossa cultura que entendemos importantes, em linha com o caminho que já tem sido feito, nomeadamente em matéria de Sustentabilidade, e será com essa missão que assumirei o cargo de senior partner”.

Membro do Conselho de Administração, Paula Gomes Freire acompanhou, enquanto sócia de Bancário & Financeiro, o desenvolvimento destes setores nos últimos 25 anos, tendo estado envolvida nalgumas das operações mais emblemáticas que tiveram lugar no mercado português. Reconhecida pela sua vasta experiência e pelo profundo conhecimento do setor bancário e financeiro, foi distinguida pelos principais diretórios da advocacia internacional, considerada no Top 50 das Inspiring Women Lawyers da Península Ibérica.

Pós-Graduada em English Commercial Law pelo College of Law, London University, detém ainda um Master in Law Firm Management pela George Washington University, Washington, EUA.

Managing Partner da VdA desde 1995, João Vieira de Almeida preside ao Conselho de Administração e à Comissão Executiva. Enquanto sócio de M&A acompanhou muitas das operações mais relevantes em Portugal, sendo reconhecido pelo mercado como assessor de primeira linha de grandes organizações. O seu estilo de liderança ímpar e a capacidade de antecipar proactivamente os desafios do futuro do sector tem-lhe sido reconhecido no plano nacional e internacional, sendo-lhe atribuído o mérito do desenvolvimento e afirmação da VdA desde um escritório de 6 advogados a uma firma de cerca de 500 pessoas, com uma forte presença internacional.

Distinguido em 2018 pelo The Lawyer como European Managing Partner of the Year, tem implementando as melhores práticas internacionais de gestão na VdA, que constitui hoje um case study de Harvard e que é amplamente reconhecida por sucessivos prémios nacionais e internacionais, incluindo a distinção de FT Most Innovative Law Firm in Continental Europe, atribuída consecutivamente nos últimos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paula Gomes Freire é a nova managing partner da VdA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião