Há 529 farmácias com testes grátis à Covid-19. Veja a lista

Já existem 529 farmácias e 115 laboratórios que fazem testes rápidos de antigénio totalmente comparticipados pelo Estado. Veja a lista de estabelecimentos abrangidos pela medida.

O Infarmed atualizou a lista de estabelecimentos que disponibilizam testes rápidos de antigénio comparticipados pelo Estado. São já 529 farmácias e 115 laboratórios abrangidos por esta medida.

A 1 de julho, os testes rápidos de antigénio à Covid-19 passaram a ser comparticipados a 100% pelo Estado, mediante algumas condições. Só nesse mês, o Governo pagou quase 144 mil testes, o que se traduziu numa despesa de cerca de 1,4 milhões de euros, segundo revelou o Ministério da Saúde ao ECO. Os dados referentes a agosto ainda não estão disponíveis.

Esta medida, que foi prologada até ao final de setembro, prevê que sejam realizados, no máximo, quatro testes por mês nas farmácias ou laboratórios aderentes, sendo que este regime excecional não se aplica aos utentes com o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias, às pessoas que contraíram a infeção há menos de 180 dias e aos menores de 12 anos.

Assim, desde julho que a lista de farmácias e laboratórios com testes comparticipados pelo Estado tem vindo a crescer. De acordo com a informação disponibilizada na segunda-feira no site do regulador do medicamento, há já 529 farmácias e 115 laboratórios abrangidos por esta comparticipação — isto é, mais 68 farmácias e mais nove laboratórios, face ao anterior balanço.

A lista completa de farmácias e laboratórios abrangidos por esta comparticipação pode ser consultada no site do Infarmed ou na lista abaixo, e nela constam várias informações sobre os estabelecimentos, como a morada, a localidade, o distrito e concelho. Além disso, o regulador disponibiliza agora um mapa interativo onde cada cidadão podem pesquisar as farmácias e laboratórios com testes comparticipados por distrito e concelho.

Em Portugal, é atualmente exigida a apresentação de certificado digital Covid, ou em alternativa, teste negativo à Covid para acesso a estabelecimentos de hotelaria, de restauração (neste último caso para acesso ao interior destes espaços a partir das 19h de sexta-feira e durante todo o dia aos fins de semana e feriados), bem como para outras atividades como, aulas de grupo em ginásios, casinos, spas e termas, entre outros.

Veja a lista de farmácias com testes comparticipados pelo Estado:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 529 farmácias com testes grátis à Covid-19. Veja a lista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião