A sua equipa é bem-sucedida? Sete estratégias para melhorá-la
Realizar atividades de team building, recrutar perfis distintos e apostar em sessões de brainstorming são algumas das estratégias sugeridas pela Adecco.
O que é para si uma boa equipa? “Uma boa equipa é constituída por pessoas que sabem como colaborar eficazmente”. Esta é a opinião da empresa especializada em recursos humanos Adecco Portugal. Já o papel do líder é “encontrar formas de ajudar a equipa a tornar-se mais forte”, com o objetivo de resolver problemas e alcançar os objetivos da empresa.
Conheça sete estratégias que vão ajudá-lo a construir uma equipa de trabalho bem-sucedida, segundo a Adecco Recrutamento Especializado:
1. Implemente atividades de coesão de equipas
“Quando feitas corretamente, as atividades de coesão de equipas são uma grande oportunidade para os funcionários se conhecerem melhor uns aos outros. Os gestores podem organizar eventos especiais, atividades ou programar perguntas para ‘quebrar o gelo’ e fomentar uma maior camaradagem entre os membros da equipa”, refere a Adecco, em comunicado. Almoços de equipa, happy hours depois do trabalho, equipas para jogar futebol ou treinar no ginásio e voluntariado são algumas das atividades que pode promover na sua organização, sugere a recrutadora.
2. Dê a todos a oportunidade de falar
Ao encorajar todos a ouvir enquanto os outros falam, as pessoas vão sentir que as suas ideias são valorizadas, o que ajuda a criar um ambiente onde as pessoas estão motivadas a participar, defende a recrutadora. Pode haver alguns membros mais tímidos, por isso esteja atento e “não deixe passar uma reunião sem lhes solicitar um contributo para o tópico em discussão”.
3. Realize sessões de brainstorming
As sessões de brainstorming encorajam uma maior colaboração. “Antes de cada sessão, dê à equipa alguma informação básica sobre qual a tarefa ou problema que deseja discutir. Devem vir à reunião preparados com algumas ideias e podem expandir-se neles juntos.”
4. Conheça (e dê a conhecer) os papéis de todos
Fundamental no sucesso de uma equipa é que todos conheçam as responsabilidades dos colegas. “Sempre que contratar um novo funcionário, mostre o que cada membro da equipa faz. Poderá mesmo criar um documento que descreva as responsabilidades gerais de cada pessoa. Isto pode ajudar cada membro da equipa a compreender melhor o que os seus colegas de trabalho fazem. Depois, sabem a quem recorrer para obter ajuda ou apoio”, aconselha a Adecco Portugal.
5. Reconheça os talentos de cada pessoa
Em vez de tentar tornar todos os membros da equipa excelentes em tudo, é preferível “ajudar cada pessoa a desenvolver as suas capacidades únicas”. E, quando alguém usa essas capacidades e talentos para ajudar a equipa, dê um feedback positivo para reconhecer os seus esforços. “Ouvir o que eles fazem bem pode ajudá-los a permanecer motivados a trabalhar arduamente.”
6. Contrate personalidades diferenciadas
“Contratar tanto introvertidos como extrovertidos pode ajudar a criar uma equipa mais equilibrada. Além disso, uma mistura de pensadores analíticos e criativos é boa”, defende a Adecco. A mistura de personalidades pode conduzir, inclusive, a melhores sessões de brainstorming, obtendo melhores resultados graças à perspetiva única de cada pessoa.
7. Defina objetivos
É desejável ajudar cada membro a estabelecer os seus próprios objetivos, mas também estabelecer objetivos comuns a toda a equipa. Ao definir os objetivos, lembre-se que devem ser “realistas”, para poderem ser alcançados, e, ao mesmo tempo, “suficientemente ambiciosos e desafiantes”, para ajudar cada pessoa a crescer no seu papel no seio da equipa.
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