Hoje nas notícias: Teletrabalho, Simoldes e Exército

  • ECO
  • 9 Novembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os pais e mães com filhos até aos oito anos que estejam em teletrabalho terão que alternar entre o trabalho remoto e trabalho presencial, no máximo, de seis em seis meses. No plano empresarial, a Simoldes vai investir 27 milhões numa nova fábrica fora de Portugal. A marcar o dia está ainda a notícia de que o esquema de tráfico de diamantes, ouro e droga levado a cabo por militares do Exército terá envolvido mais de 40 empresas, muitas de “fachada”.

Rede de tráfico nos Comandos envolvia mais de 40 empresas

A alegada rede de tráfico de ouro, diamantes e droga levada a cabo por militares das Forças Armadas, que terá sido desmantelada pela Polícia Judiciária na segunda-feira, terá envolvido mais de 40 empresas (parte delas de “fachada”) e 70 pessoas de várias nacionalidades, segundo informações da investigação recolhidas pelo Público. Em causa estão militares e antigos militares que estiveram em missões na República Centro-Africana. Em alguns casos, os montantes envolvidos ascendem a 500 milhões de euros, segundo terá sido apurado em escutas.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Pais terão de alternar teletrabalho de seis em seis meses, no máximo

A Assembleia da República aprovou o alargamento do teletrabalho aos pais com filhos até aos oito anos, com pagamento de despesas e desde que este seja compatível com as funções desempenhadas. Contudo, se pai e mãe puderem trabalhar à distância, estes terão de alternar entre o teletrabalho e trabalho presencial, no máximo, de seis em seis meses, apontam os advogados ouvidos pelo Negócios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Simoldes investe 27 milhões em nova fábrica na Polónia

O Grupo Simoldes, o maior fabricante europeu de moldes de aço, com sede em Oliveira de Azeméis, vai investir 27 milhões de euros na abertura de uma nova fábrica na Polónia, naquela que será a 24.ª unidade fabril da empresa. Era suposto a fábrica começar a funcionar em abril. Mas, devido a “contingências da construção civil” naquele país, apenas começará a operar no final de janeiro. A nova fábrica vai arrancar com cerca de 150 trabalhadores.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Professores atingem número recorde de aposentações

Este ano, reformaram-se cerca de 1.944 professores, sendo que as previsões para 2021 apontam para 2.067 aposentações de professores, isto é, o número mais elevado desde 2013. Os dirigentes das federações sindicais sinalizam que a tendência é para que este número continue a aumentar, sendo que as estimativas da Direção-Geral de Estatísticas da Educação apontam para quase 52 mil aposentações até 2030, ou seja, 57,8% do total de professores que estão atualmente a lecionar.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Propostas do Governo para mudar o direito de autor vão caducar

As duas propostas de lei do Governo que alteram o Código do Direito de Autor vão caducar com a dissolução do Parlamento. Em causa estão dois diplomas que desceram à especialidade em outubro: um sobre a remuneração dos autores e outro sobre a difusão de obras na rádio, na TV e nos serviços de streaming. As regras do mercado único digital implicam mudanças nas legislações nacionais, e concretamente em Portugal, no Código do Direito de Autor. E o país já está atrasado na transposição.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Teletrabalho, Simoldes e Exército

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião