TTR: Estas são as sociedades de advogados que lideraram as principais operações de M&A

A Uría Menéndez - Proença de Carvalho liderou por valor total das operações, com 3.728,65 milhões de euros. A Morais Leitão liderou o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com 24.

O recente ranking da TTR – Transactional Track Record, com análise do período entre 1 de janeiro e 30 de novembro de 2021, revela quais foram os principais escritórios de advogados e legal advisors, nas principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition. A Uría Menéndez – Proença de Carvalho liderou por valor total das operações, cerca de 3.728,65 milhões de euros. A Morais Leitão liderou o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com 24.

Segundo o relatório da TTR, nos primeiros 11 meses do ano foram realizadas 468 transações que se traduziram num valor total de 12.411 milhões de euros. Das quatro áreas, M&A destacou-se com 226 transações (4.934 milhões de euros), seguida por Asset Acquisition com 105 transações (3.766 milhões de euros), Venture Capital com 103 transações (1.542 milhões de euros), e Private Equity com 35 transações (2.169 milhões de euros).

O TTR selecionou como transação do mês a venda, pela SIBS, de participação de 25% na Via Verde para a Ascendi e Brisa. O valor da transação não foi divulgado. A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios VdA e PLMJ.

Veja aqui todos os rankings.

M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

As sociedades em destaque são a Uría Menéndez – Proença de Carvalho, com um valor de 3.728,65 milhões de euros, seguida pela VdA, com 3.573,20 milhões e a fechar o top 3 a Linklaters Portugal com um valor total de 1.810,04 milhões de euros. Também com valores a ultrapassar os 1.000 milhões de euros está a Morais Leitão (1.371,62 milhões de euros) e a Cuatrecasas (1.128,31 milhões de euros).

No que concerne ao número de transações em M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions a liderar a tabela ficou a Morais Leitão, como 24, seguida pela Garrigues Portugal (21), a SRS Advogados e a PLMJ (19 cada). No top 5 ficou também a VdA com 15 negócios.

Já relativamente aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, cinco sociedades de advogados estão representadas no top 10, face ao valor de transações: Uría Menéndez – Proença de Carvalho, VdA, Linklaters Portugal, Cuatrecasas e DLA Piper ABBC. Joana Torres Ereio, sócia da Uría Menéndez – Proença de Carvalho, ocupa o lugar cimeiro da tabela com 2.268,40 milhões de euros. Relativamente ao número de transações, o topo é ocupado por Luís Roquette Geraldes, da Morais Leitão, com 14.

O advogado que somou um maior número de transações nestas áreas foi Luís Roquette Geraldes, sócio da Morais Leitão, com 14. No top 5 ficou ainda Paulo Bandeira da SRS Advogados com 13, Duarte Schmidt Lino da PLMJ com 11, Mário Lino Dias da Garrigues com 9, e Domingos Cruz da CCA com 6 transações.

Os “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions pertencem a quatro firmas: Uría Menéndez – Proença de Carvalho, VdA, Linklaters Portugal e Cuatrecasas. José Maria Bragança Rodrigues, advogado principal da Úria, ocupa o primeiro lugar com um valor total de transações de 1.694,40 milhões de euros.

Constatando o número de transações, o advogado rising star pertence à SRS Advogados: Solange Fernandes, como 11 transações. No top 4 ficou ainda Francisco Vieira de Almieda da Morais Leitão, Inês Freire de Andrade da Garrigues Portugal, e Isabel Carneiro Kahlen da Morais Leitão, cada um com 7.

Private Equity

Na área de Private Equity as sociedades em destaque são a Uría Menéndez – Proença de Carvalho, com um valor de 1.403,40 milhões de euros, a VdA, com 1.358,40 milhões de euros, e a Linklaters Portugal, com 1.155,40 milhões de euros.

Já relativamente ao número de transações, a PLMJ ficou em primeiro lugar, com 8 transações, seguida pela Uría Menéndez – Proença de Carvalho (5), VdA e Morais Leitão (3 cada).

Venture Capital

Na área de Venture Capital as sociedades em destaque são a Morais Leitão, com um valor de 484,32 milhões de euros, a Garrigues Portugal, com 175,84 milhões, e a Uría Menéndez – Proença de Carvalho, com 168,99 milhões de euros.

Já relativamente ao número de transações, a SRS Advogados ficou em primeiro lugar, com 16 transações, seguida pela Morais Leitão (15), CCA (cinco) e PLMJ, Garrigues e DLA Piper ABBC, com quatro cada.

Equity Capital Markets

A Morais Leitão foi a sociedade de advogados referenciada com as transações de Equity Capital Markets de maior valor, 1.600 milhões de euros. O top 3 contou com a DLA Piper ABBC e a Uría Menéndez – Proença de Carvalho com 1.500 milhões de euros cada. Relativamente ao número de transações, a Morais Leitão e a VdA lideram com duas operações cada.

Já relativamente aos “dealmakers” na área de Equity Capital Markets, cinco sociedades de advogados estão representadas: Morais Leitão, VdA, Linklaters, Uría Menéndez – Proença de Carvalho e PLMJ. Sete advogados dividem o lugar cimeiro da tabela, tendo em conta o valor das mesmas.

Os “rising star dealmakers” na área de Equity Capital Markets pertencem à Morais Leitão, Uría Menéndez – Proença de Carvalho, Linklaters, VdA e PLMJ. Os dois advogados que dividem o primeiro lugar – Pedro Capitão Barbosa e Miguel Stokes – participaram em uma transação no valor estimado de 1.500 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TTR: Estas são as sociedades de advogados que lideraram as principais operações de M&A

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião