Haitong: Aquisições podem acelerar crescimento da Corticeira

Dividendo desiludiu analistas, que consideram que Corticeira Amorim pode avançar para aquisições para acelerar crescimento da empresa.

A Corticeira Amorim COR 0,00% quase duplicou os lucros em 2016, para um valor acima dos 100 milhões de euros. Para os analistas, os resultados saíram em linha com o esperado. Ainda assim, o Haitong considera que aquisições podem acelerar o crescimento da produtora de rolhas de cortiça.

“A atividade de fusões e aquisições representa outro potencial gatilho, tendo em conta que a Corticeira disse publicamente que pode aproveitar a oportunidade de adquirir outros concorrentes ou distribuidores especialmente em áreas de nicho que poderiam acelerar o crescimento”, referiu Nuno Estácio, analista do ex-BESI.

"A atividade de fusões e aquisições representa outro potencial gatilho, tendo em conta que a Corticeira disse publicamente que pode aproveitar a oportunidade de adquirir outros concorrentes ou distribuidores especialmente em áreas de nicho que poderiam acelerar o crescimento.”

Nuno Estácio

Analista do Haitong

O analista diz que a Corticeira Amorim “continua a gozar de um bom momento no mercado das rolhas de cortiça, especialmente nos segmentos premium. Isto levou a um aumento dos preços médios que, juntamente com uma melhor eficiência, deverá manter suporte ao crescimento da margem do EBITDA”.

Outra área que poderá beneficiar a empresa liderada por António Rios de Amorim reside nas novas aplicações para a cortiça, segundo o Haitong: “A Corticeira Amorim tem uma unidade especializada no desenvolvimento de novas alternativas que podem representar novas formas de crescimento”. Aquela casa de investimento tem a Corticeira Amorim como uma das suas balas de prata, atribuindo um preço alvo de 11 euros.

A Corticeira Amorim quase duplicou os lucros em 2016 e alcançou um resultado líquido recorde: 102 milhões de euros. A contribuir para este desempenho esteve, em grande parte, a venda da participação na fabricante de pavimentos US Floors, que resultou num encaixe de 30 milhões de euros para a empresa.

Dividendo abaixo do esperado

Se os resultados ficaram em linha com as estimativas, já o dividendo de 18 cêntimos por ação que a gestão propõe defraudou as expectativas do analista José Mota Freitas, do CaixaBI, que tem uma recomendação de compra para os títulos da Corticeira Amorim e aos quais atribui um preço alvo de 10 euros.

“A Corticeira Amorim teve um ano forte em resultados, conseguindo apresentar crescimentos de vendas e de margens em todos os segmentos operacionais”, referiu o analista. “O resultado líquido cresceu 87%, 2,6% acima das nossas estimativas, ultrapassando a marca dos 100 milhões de euros, como esperado. A Corticeira Amorim está a propor o pagamento de um dividendo de 0,18 euros por ação, o que se situa abaixo das nossas projeções“, reforça.

As ações da Corticeira Amorim estão a subir esta quarta-feira 1,68% para 9,88 euros, acumulando uma valorização de 16,27% desde o início do ano.

Corticeira Amorim regista um dos melhores desempenhos em Lisboa

Nota: A informação apresentada tem por base as notas emitidas pelos bancos de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto dos bancos de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong: Aquisições podem acelerar crescimento da Corticeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião