Após a compra da Unbabel pela americana TransPerfect, a startup nacional vai passar a liderança do consórcio de IA financiado a 75 milhões pelo PRR para outro parceiro: "Vai haver notícias em breve."
A Unbabel lidera um dos consórcios de inteligência artificial (IA) financiados pelo Plano e Recuperação e Resiliência (PRR), com 75 milhões de fundos comunitários. Mas, ao ser comprada pela norte-americana TransPerfect, a liderança do projeto vai ter de passar para outro parceiro.
“Vai haver um parceiro que vai assumir a liderança do projeto PRR e daquilo que falta”, assegura Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, em entrevista ao ECO, no dia em que é conhecida a aquisição da Unbabel.
O consórcio, conhecido desde novembro de 2022, tem como meta criar mais de 200 postos de trabalho, estimando-se um impacto de 250 milhões de euros em exportações até 2030. Desenvolver 21 novos produtos de IA está entre os planos do consórcio, sob a alçada do Centro para IA Responsável, que tem como parceiros empresas como os unicórnios Feedzai e Sword Health, além da Bial, Sonae, Pestana e outras.
A Unbabel lidera um dos consórcios de IA financiados pelo PRR. Há uma série de projetos a serem desenvolvidos. Como fica esse processo depois da aquisição da Unbabel pela TransPerfect?
Há a coordenação do consórcio e os projetos da Unbabel. Os projetos da Unbabel estão acabados. Estamos a finalizar e será feito em breve. Quanto ao consórcio em si, a ideia é passar para outro dos parceiros a liderança do consórcio. Acho que vai haver notícias em breve, não podemos ainda anunciar, mas há outro parceiro que vai assumir a liderança e o consórcio vai continuar.
O Centro de IA Responsável já é uma ONG, uma entidade sem fins lucrativos neste momento, uma entidade independente. Foi sempre esse o objetivo ao criar o Centro de IA Responsável para que fosse uma entidade independente, e seguisse o seu caminho como entidade e cumprir uma série de necessidades.
O Centro existe, vai continuar, vai continuar a ser financiado pelos parceiros, vai haver um parceiro que vai assumir a liderança do projeto PRR e daquilo que falta. A Unbabel vai concluir os seus deveres e, claro, ficar sempre a torcer pelo resto dos parceiros, porque o PRR tem tido um impacto muito positivo.
O Centro [para a IA Responsável] existe, vai continuar, vai continuar a ser financiado pelos parceiros, vai haver um parceiro que vai assumir a liderança do projeto PRR e daquilo que falta. A Unbabel vai concluir os seus deveres e, claro, ficar sempre a torcer pelo resto dos parceiros, porque o PRR tem tido um impacto muito positivo.
Um dos parceiros é a Sword. Será a Sword a assumir a liderança?
Não posso confirmar.
Um dos vossos projetos no âmbito do consórcio do PRR era o Halo. Falou-se da possibilidade de ser feito um spin-off. Sempre avançou? Vai avançar? Ou agora cabe aos novos donos da Unbabel decidir?
Não tenho notícias sobre o Halo. Acho que a intenção continua a ser que o Halo exista de uma maneira própria, mas não tenho nada confirmado ainda. Seria para aí que gostava que as coisas levassem, porque eu acho que o Halo, como empresa de cariz social, com o impacto social que tem, é muito importante que continue a existir e a servir os pacientes que tem neste momento. Porque o Halo já tem pacientes ELA [Esclerose Lateral Amiotrófica] a usarem-no diariamente para conseguirem comunicar com os familiares e, portanto, isso é importante.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Com compra da Unbabel, liderança do consórcio do PRR passa “para outro parceiro”
{{ noCommentsLabel }}