Alma europeia procura-sepremium

É curioso que nem uma palavra do discurso da presidente da Comissão Europeia tenha sido dedicada aos mais velhos que foram quem mais sofreu com a pandemia.

Quem confrontar o discurso original sobre o Estado da União Europeia proferido por Ursula von der Leyen, intitulado "Fortalecer a alma da nossa União", com a sua versão portuguesa, encontrará, no terceiro parágrafo, “balanço e introspecção” como tradução de “soul-searching”, a propósito da reavaliação das vidas individuais e dos debates sobre partilhas de vacinas e de valores. Sendo convenientemente polissémica, “soul-searching” pode mesmo ser considerada a expressão-chave de toda a comunicação. Face ao teor global do discurso, e da insistência nele na evocação (e quase invocação) da alma europeia, a expressão parece assumir um sentido mais profundo que o de uma mera introspecção no que à Presidente da Comissão diz respeito. Esta não apenas identificou a alma europeia como elencou algumas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Consultor para os Assuntos Europeus da Abreu Advogados

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.