Comissão das Pontas Soltaspremium

As comissões de inquérito são uma espécie de Ministério da Verdade para a transparência nacional e para o exercício ficcional de todas as verdades, mesmo quando não passam de mentiras.

Portugal parado tem mais acção do que uma série de espionagem na Guerra Fria. Pelo menos o tipo de acção a despropósito, entre o ridículo patriótico e o ridículo institucional. Somos o país do improviso, da desimaginação e do delírio. O Primeiro-Ministro processa o antigo Governador do Banco de Portugal por difamação e exige uma retratação pública. O antigo Governador do Banco de Portugal processa o Primeiro-Ministro e exige uma retratação pública. O original deste conflito de egos políticos inflamados reside no facto do Presidente da República ser testemunha abonatória do Primeiro-Ministro e do antigo Governador do Banco de Portugal. O exercício político de atestar a idoneidade das duas partes está ao alcance do inquilino de Belém, está ao alcance das artes negras do criador de factos

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.