Demissão?premium

O PRR, o SNS, a inflação e outros desafios socias e económicas cujo enfrentamento pode ficar adiado não são mais importantes do que o formalismo democrático?

Como se recordarão aqueles que fazem o favor de me ler, na semana passadadiagnostiquei que o País se encontrava preso numa “armadilha de desenvolvimento”. Contava hoje iniciar uma série de reflexões sobre os possíveis modos de escapar dessa armadilha nomeadamente, a educação e a qualidade das instituições. Os “casos e casinhos ” que têm envolvido o Governo desviaram-me do plano inicial. Se bem que, analisando pensando melhor, a situação seja uma autêntica “aula” prática sobre bom governo e qualidade das instituições. Sendo muito concreto, a questão que me move é a de saber se as atuais perturbações configuram uma crise no “regular funcionamento das instituições democráticas” que deva suscitar uma intervenção mais assertiva do presidente da República ou, mesmo, a dissolução do parlamento.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.