#NãoVaiDarpremium

As democracias liberais, sobretudo as envelhecidas, são enviesadas a favor do status quo. O que fazer quando ser conservador não é solução e reformar não parece ser possível?

Por amável convite do Dr. António Costa inicio hoje uma coluna de opinião semanal no ECO. Estou grato e entusiasmado, mas tenho alguma pena por a coluna não ter um título específico: apenas um banal “Opinião”. Gosto de títulos. Pensá-los, mesmo quando não vão existir, serve-me de inspiração e marca o tom da comunicação. Se a minha coluna tivesse um título teria várias hipóteses. Talvez “O Charco”, lembrança do famoso “pântano” de há vinte anos e de como a história se pode repetir, primeiro como tragédia, depois como farsa, dizem alguns. A tragédia, é claro, foi a desistência de Barroso e o advento de Sócrates. A farsa é a atual situação em que uma jovem e larga maioria absoluta se comporta com tibieza, sem rasgo e precocemente velha e trôpega. Esse aparente atavismo nacional para a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.