União Europeia identifica mais 5 milhões de bens contrafeitos em 2015
A União Europeia está a falhar na luta contra a contrafação de bens. Em vez de diminuir, o número estimado de bens contrafeitos aumentou 15% em 2015.
As autoridades aduaneiras (Autoridade Tributária e Aduaneira, em Portugal) não foram capazes de travar a contrafação na União Europeia. Pelo contrário: os bens contrafeitos aumentaram cinco milhões em comparação com 2014. Estima-se que todos esses bens somam um valor de 650 milhões de euros, divulgou esta sexta-feira a Comissão Europeia (CE).
São mais de 40 milhões de produtos que estão “suspeitos de violarem o direito à propriedade intelectual”, escreve a CE no comunicado enviado às redações. Este foi o número de bens falsificados que foram confiscados nas fronteiras periféricas da União Europeia.
Isto, pelo menos, dos bens que foram intercetados, uma vez que o bolo total pode ser superior. O comissário dos Assuntos Económicos e Monetários realçou o trabalho “excelente” das autoridades. No entanto, Pierre Moscovici reconhece que “não existem sinais de abatimento” do crime de falsificação de bens.
Os bens mais falsificados
- Cigarros (27%)
- Outros bens como baterias, móveis, manuais, pesticidas, cola (+ de 10%)
- Brinquedos (cerca de 9%)
Os bens por maior valor de mercado
- Relógios (cerca de 24%)
- Carteiras e malas (cerca de 9%)
- Roupa (cerca de 7,5%)
Países de origem dos bens falsificados
- China + Hong Kong (50%) em telemóveis, acessórios, isqueiros, cartões de memória, computadores, CDs e DVDs
- Montenegro (17,65%) em cigarros
- Malásia (8,66%) em artigos de higiene pessoal
O comércio total dentro da União Europeia, em 2015, representou 15% do comércio global. No total o comércio da UE valeu 3,5 triliões de euros.
Editado por Paulo Moutinho
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia identifica mais 5 milhões de bens contrafeitos em 2015
{{ noCommentsLabel }}