Governo cria um “laboratório de experimentação” para modernizar o Estado
Investigar, prototipar soluções e testar: são estas as funções do LabX, o "laboratório de experimentação" que o Governo lança esta quarta-feira para modernizar as Administrações Públicas.
LabX: é este o nome do novo “laboratório de experimentação” que o Governo vai criar para promover a modernização das Administrações Públicas. A ideia é criar uma equipa formada por quatro pessoas — que começarão a ser recrutadas agora — para ficar responsável por coordenar a investigação, conceção de soluções e experimentação de novas medidas que qualquer serviço público queira introduzir, para facilitar a vida ao cidadão e às empresas.
O projeto vai ser lançado esta quarta-feira à tarde pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. Não é uma ideia pioneira: a equipa da ministra foi à Dinamarca e a França para se inspirar no MindLab, o laboratório dinamarquês, e no SuperPublic, o francês.
O objetivo do LabX é permitir que qualquer serviço público tenha acesso a uma forma de testar as suas ideias, antes de serem efetivamente colocadas em prática ou desenvolvidas na totalidade.
O LabX vai funcionar em três momentos, adiantou fonte oficial, ao ECO:
- Investigação: o primeiro passo da nova equipa, assim que recebe a ideia, é reunir os meios necessários para investigar o assunto. Pode pedir a colaboração de recursos humanos de outros serviços públicos, ou pode até recorrer a acordos com as universidades para aceder a investigadores da área. Mas não vai subcontratar fora das administrações públicas;
- Prototipagem: a equipa do LabX reúne-se com os técnicos dos serviços públicos em causa para tentar conceber uma solução;
- Experimentação: a ideia é testada em pequena escala, ou num projeto-piloto. Se funcionar, é alargada e implementada em pleno. Se tiver falhas ou não servir, é corrigida ou abandonada.
A equipa do novo laboratório contará com elementos com formação em áreas muito diversas, entre elas, a Sociologia e Antropologia, Design de Serviços, Gestão de Projetos com experiência na Administração Pública e Tecnologias de Informação, estando prevista a contratação de quatro pessoas.
O LabX será ainda “um espaço aberto” que, no primeiro ano de atividade, estará localizado em instalações da Imprensa Nacional Casa da Moeda. O projeto tem “financiamento assegurado pela Agência para a Modernização Administrativa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo cria um “laboratório de experimentação” para modernizar o Estado
{{ noCommentsLabel }}