Costa admite acabar com a sobretaxa de forma faseada
O primeiro-ministro assume pela primeira vez que a sobretaxa deverá ser eliminada no próximo ano, mas esse será um processo gradual.
António Costa, o primeiro-ministro português, admitiu que o fim da sobretaxa pode não se concretizar por completo no início do próximo ano. Costa refere, em entrevista ao Diário de Notícias, que a reposição do valor cortado nos salários dos trabalhadores da função pública não foi feita de uma só vez e o mesmo deverá acontecer com a sobretaxa.
"Iremos cumprir, seguramente no próximo ano, o compromisso de eliminar a sobretaxa. Mesmo que esse compromisso não seja integralmente cumprido no dia 1 de janeiro.”
O fim da sobretaxa do IRS estava previsto no Programa de Estabilidade a partir do dia 1 de janeiro de 2017 e o Bloco de Esquerda exigia o cumprimento da lei na totalidade nesta data, que tem pressionado os socialistas nesse sentido. No entanto, António Costa ainda não tinha sido claro sobre o tema, afirmando sempre que a sobretaxa iria desaparecer em 2017.
Desta forma, o Governo vai conseguir reduzir o custo da medida dos 380 milhões de euros para os 200 milhões. O faseamento da eliminação da sobretaxa desta forma permite beneficiar a maior parte dos contribuintes mais cedo. Mas como o grosso da receita é garantido pelos contribuintes de escalões de rendimentos mais elevados, os cofres da Autoridade Tributária continuam a arrecadar uma parte significativa da receita durante mais tempo.
Ainda sobre o Orçamento de Estado para o próximo ano, o primeiro-ministro diz que, mesmo em visita à China, esteve a acompanhar as negociações da proposta que será apresentada amanhã, dia 14 de outubro.
Para a elaboração do Orçamento, António Costa explica que foi necessário conciliar diferentes objetivos, nomeadamente a continuação da reposição dos rendimentos das famílias, reunir condições para atrair mais investimento para o país e cumprir os objetivos orçamentais acordados com a União Europeia.
(Notícia atualizada às 8h00 com mais informações sobre a eliminação da sobretaxa)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa admite acabar com a sobretaxa de forma faseada
{{ noCommentsLabel }}