5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
Desde a apresentação de contas de cotadas nacionais, passando pela divulgação do PIB em França, Reino Unido e EUA, e pelos resultados do maior fundo soberano do mundo, há muito para estar atento hoje.
São três as cotadas nacionais que apresentam as suas contas, num dia em que o foco dos investidores estará também na divulgação do PIB do terceiro trimestre deste ano em algumas das principais economias do mundo. De salientar também a avaliação das agências de rating de economias como França e Reino Unido, mas também a divulgação do balanço trimestral do fundo soberano da Noruega, o maior do mundo.
Mais resultados em Lisboa. Foco na Galp
Três cotadas nacionais elegeram o último dia da semana para apresentar o balanço das suas contas relativas ao terceiro trimestre: a Semapa, o Montepio e a Galp Energia. O pontapé de saída será dado pela petrolífera que apresenta as suas contas às 6h40, ainda antes do arranque da sessão bolsista. Será interessante perceber o impacto que as contas da Galp Energia terão sobre o título.
França e Reino Unido no radar das agências de rating
A França e o Reino Unido vão estar hoje sob o escrutínio das agências de rating. A Standard & Poors deverá pronunciar-se sobre a classificação da dívida soberana britânica, enquanto a DBRS deverá também fazer a mesma análise mas para a dívida francesa. A recordar que a Standard & Poors baixou, de “AAA” para “AA”, a classificação do Reino Unido, em junho, logo após o referendo que ditou a vitória do Brexit.
Pulso à saúde económica de França e Espanha
Hoje serão divulgados os dados sobre o PIB da França e de Espanha relativos ao terceiro trimestre do ano, números que serão importantes para medir o pulso à saúde das duas economias. De salientar que o ritmo de crescimento francês foi afetado negativamente pelos atentados durante o Euro 2016, mas os dados da indústria apontam para uma expansão saudável entre julho e setembro. O caso sucesso do crescimento espanhol também deverá ter um novo capítulo positivo no terceiro trimestre. Nos EUA, o Departamento de Comércio avança com a primeira estimativa do PIB no terceiro trimestre.
Os europeus estão mais confiantes?
Esta sexta-feira será divulgado o indicador do sentimento económico da Zona Euro relativo ao mês de outubro, bem como o indicador do clima de negócios. Os economistas sondados pela Bloomberg antecipam que o primeiro indicador se mantenha estável face ao mês anterior, nos 104,9 pontos. Já relativamente ao segundo indicador, a expectativa vai no sentido de uma ligeira melhoria: de 0,45 para 0,46 pontos. Também será conhecida a confiança do consumidor português, em outubro.
Fundo soberano da Noruega presta contas
O maior fundo soberano do mundo apresenta hoje o balanço relativo ao terceiro trimestre deste ano. Será assim possível acompanhar as estratégias de investimento da carteira do fundo soberano da Noruega.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}