Os Mac estão mais caros no Reino Unido. E a culpa é do Brexit

Desde o Brexit que a libra tem vindo a perder valor. E desde esta quinta-feira que os preços dos computadores Mac no Reino Unido estão significativamente mais altos.

 

Os novos MacBook Pro são mais caros no Reino UnidoApple

A Apple apresentou esta quinta-feira os novos computadores MacBook Pro, num evento em Nova Iorque. Mas deste lado do Atlântico, mais propriamente no Reino Unido, o evento não deverá ser recordado pelos fãs da marca com muito entusiasmo: todos os computadores da linha Mac, incluindo também os Mac mini, Mac Pro e iMac estão agora significativamente mais caros.

Em alguns casos, os computadores da Apple vendidos no Reino Unido chegam a custar várias centenas de libras a mais. E porquê? Primeiro, porque a Apple atualizou (leia-se, aumentou) os preços. E, em segundo, porque o decrescente valor da libra, desencadeado pelo referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, levou a um aumento extra no caso específico daquele país.

Por exemplo, a versão menos musculada do MacBook Pro de 13 polegadas vai custar 1450 libras no Reino Unido, isto é, mais de 1.600 euros. Para comparação, antes do evento, a versão correspondente do computador custava apenas 1.000 libras, escreve o site The Verge. E se olharmos para o novo MacBook Pro de 15 polegadas, o computador custa 2.350 libras (cerca de 2630 euros), enquanto antes custava apenas 1.600 libras (cerca de 1.790 euros).

No caso dos MacBook Pro, a Apple chegou ao novo valor fazendo o câmbio do valor em dólares para libras, e acrescentando-lhe o IVA britânico à taxa de 20%. Mas o aumento é generalizado e transversal a todos os computadores da Apple. Até o Mac Pro, o computador fixo cilíndrico da Apple, teve um aumento de 500 libras: custa agora 3.000 libras (cerca de 3.360 euros), preço que não se alterava desde 2013, refere o mesmo site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os Mac estão mais caros no Reino Unido. E a culpa é do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião