Tony Blair: Quem defendeu permanência deve organizar-se contra o Brexit
O antigo primeiro-ministro britânico diz que quem defendeu a permanência na União Europeia deve organizar-se contra o Brexit. Tony Blair pediu a Theresa May para manter todas as opções em aberto.
Tony Blair pede aos eleitores que votaram a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia para se mobilizarem contra o Brexit. O antigo primeiro-ministro britânico também pede a Theresa May, a atual primeira-ministra, para manter todas as opções em aberto na saída do país da região. Incluindo a possibilidade de o Reino Unido ficar na UE caso a opinião pública mude.
“Nós somos os opositores agora”, escreve Tony Blair no jornal britânico The New European. O responsável tem uma posição oposta à da atual primeira-ministra. Theresa May também apoiou a permanência no referendo, mas diz agora que qualquer pessoa que não aceite o resultado está a tentar frustrar a vontade dos cidadãos britânicos.
"Nós somos os opositores agora. Temos de nos mobilizar e organizar [contra o Brexit]”
Tony Blair quer que seja criado um novo movimento a partir dos 48% de eleitores que queriam ficar na UE. O responsável disse no programa Today do canal BBC Radio 4 que o Reino Unido não deve excluir a possibilidade de realizar outro referendo. Se as pessoas decidirem que este não é o caminho que querem para o país, “tem de haver uma forma, seja através do Parlamento ou de eleições, possivelmente através de um referendo, de as pessoas expressarem a sua vontade”, diz Tony Blair.
O antigo primeiro-ministro diz ainda que “não há motivos para excluirmos quaisquer opções. O país tomou uma decisão num referendo, não há forma de reverter essa decisão”. A não ser que fique claro que as pessoas mudaram de opinião assim que analisarem os factos, defende.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tony Blair: Quem defendeu permanência deve organizar-se contra o Brexit
{{ noCommentsLabel }}