Um descomplicador para três depósitos complexos

Um dos principais inconvenientes dos depósitos complexos prende-se com a dificuldade em perceber com exatidão de que forma a respetiva remuneração será determinada.

Uma das principais características dos depósitos complexos é o curto espaço de tempo que é disponibilizado para a sua subscrição: pode ser apenas alguns dias. Tempo que poderá ser curto para avaliar se um determinado produto é ou não uma boa alternativa de investimento. Entre os produtos que vão ser lançados ainda este ano, o ECO destaca três e explica-lhe como funcionam e o que oferecem. Não se trata de uma recomendação de investimento, mas sim de um “descomplicador” de produtos.

“EUR NB DUAL OURO 2016-2018”

Trata-se de um depósito complexo dual disponibilizado pelo Novo Banco que tem como principal característica o facto de a sua remuneração estar associada a um depósito simples e a um depósito indexado à evolução da cotação do ouro. O montante investido neste produto é aplicado inicialmente num depósito a prazo, com maturidade entre 2 e 27 dias, que é remunerado a uma taxa de juro nominal bruta (TANB) de 0,25%, e cujo vencimento ocorre a 28 de novembro deste ano.

A 30 de novembro, o montante deste depósito é aplicado no depósito indexado “EUR NB Ouro 2016-2018” por um prazo de dois anos. O retorno final deste produto depende do rumo das cotações do ouro, com a TANB a ser de 0,148% ou de 1,973%. A taxa mais elevada acontece caso na data de vencimento, em 2018, a cotação do ouro se situe no intervalo superior a 91% e inferior a 117% do preço em vigor a 30 de novembro de 2016.

Considerando para essa data a atual cotação do ouro – 1.215 dólares/onça – isto significa que para beneficiar desta remuneração, a cotação da onça de ouro teria de estar, em novembro de 2018, hipoteticamente dentro do intervalo entre 1.105,65 e 1.421,55 dólares. De acordo com a FIN deste produto, a probabilidade de a cotação do ouro cair dentro desse intervalo é de apenas 0,96%. Ou seja, é muito pouco provável conseguir o retorno máximo de 1,973%. O mais provável é a remuneração ser de 0,148% (probabilidade de 99,04%).

Atenção que este depósito não pode ser resgatado antes do fim do prazo que é de dois anos. O valor mínimo da aplicação são mil euros.

“Millennium Seleção Mix Mundo novembro 2018”

Este também é um depósito indexado a dois anos, mas cuja remuneração depende do comportamento de um cabaz de cinco ações de empresas internacionais. Mais em concreto a Rio Tinto, a Zurich Insurance, a Telefonica, a Swiss Re e a Sanofi. Na data de vencimento do produto, a 17 de novembro, o investidor pode receber o mínimo de 0,1% de TANB ou o máximo de 1%. Para ter direito a essa taxa máxima, terá de se cumprir o requisito de todos esses cinco títulos apresentarem no final do prazo uma cotação igual ou superior à da data de criação do produto. Ou seja, basta que um dos títulos apresente nessa ocasião uma cotação inferior à da data do arranque do produto para o investidor não beneficiar dessa remuneração. Se for esse o caso, a remuneração bruta é de 0,1%.

Segundo a FIN deste depósito complexo do Millennium bcp, este é o cenário mais provável. Tendo em conta o histórico, as estatísticas apontam para uma probabilidade de 93,3% de a remuneração ser de 0,1%, enquanto a probabilidade da TANB ser de 1% é de apenas 6,7%.

Este depósito também não pode ser resgatado antes do fim do prazo de dois anos. O valor mínimo da aplicação são mil euros.

Invest Energias Alternativas Nov-16

Trata-se de um depósito indexado com um prazo de 18 meses, cuja remuneração está associada ao comportamento dos títulos de quatro ações do setor das energias renováveis. Mais em concreto, a Engie, a Infineon, a Delphi e a Gamesa. A remuneração pode ser uma de três: 0,195%, 0,651% e 3,906%, de TANB.

A remuneração mais elevada (3,906%) é alcançada no cenário em que na data do vencimento (30 de maio de 2018) a cotação de todos os quatro títulos considerados no cabaz seja igual ou superior à cotação de início do depósito (30 de novembro de 2016). Esta baixa para 0,651%, caso apenas três ações do cabaz cumprirem o mesmo requisito. Nas restantes situações há sempre lugar a uma TANB de 0,3%. Ou seja, no mínimo o investidor recebe uma taxa de juro de 0,3%.

As estatísticas disponibilizadas pela FIN deste produto do banco Invest dão como mais provável o cenário em que o produto é remunerado com uma TANB de 0,651% (probabilidade de 45,82%). Segue-se a TANB de 0,185%, com uma probabilidade de 35,95%. O menos provável é conseguir o retorno máximo de 3,906%, com uma probabilidade de 18,23%, segundo apontam os dados históricos.

Este produto também não é mobilizável antecipadamente. O montante mínimo de investimento são mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um descomplicador para três depósitos complexos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião