Fidel Castro: Gorbachev elogia líder histórico cubano

  • Lusa
  • 26 Novembro 2016

O antigo líder soviético Mikhail Gorbachev saudou hoje Fidel Castro, o ícone socialista cubano que chegou aos 90 anos para "fortalecer" a sua nação insular.

O antigo líder soviético Mikhail Gorbachev saudou hoje Fidel Castro, o ícone socialista cubano que chegou aos 90 anos para “fortalecer” a sua nação insular.

“Fidel levantou-se e fortaleceu o seu país durante o mais severo bloqueio norte-americano, quando houve uma pressão colossal sobre si e ainda assim levou o seu país para fora deste bloqueio, num caminho de desenvolvimento independente”, disse Gorbachev, citado pela agência de notícias Interfax.

"Fidel levantou-se e fortaleceu o seu país durante o mais severo bloqueio norte-americano, quando houve uma pressão colossal sobre si e ainda assim levou o seu país para fora deste bloqueio, num caminho de desenvolvimento independente”

Mikhail Gorbachev

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental) e várias já foram as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos mundiais.

Uma delas foi também a do Governo indiano que lamentou a morte do líder cubano Fidel Castro, líder que lembra como um “grande amigo” do país e “uma das figuras mais icónicas do século XX”.

“Envio as minhas mais profundas condolências ao Governo e ao povo de Cuba pelo triste desaparecimento de Fidel Castro. Que a sua alma descanse em paz”, escreveu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na conta da rede social Twitter, onde descreveu a morte do líder cubano como um “momento trágico”.

"Envio as minhas mais profundas condolências ao Governo e ao povo de Cuba pelo triste desaparecimento de Fidel Castro. Que a sua alma descanse em paz”

Narendra Modi

Primeiro-ministro indiano

Outras personalidades políticas do país expressaram igualmente a sua consternação pela morte de Fidel Castro, que foi hoje anunciada pelo seu irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal.

Condolências de coração pelo triste desaparecimento do líder revolucionário de Cuba, ex-presidente de Cuba e amigo da Índia, Fidel Castro“, disse o presidente da Índia, Rashtrapati Bhavan, numa mensagem também divulgada através do Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidel Castro: Gorbachev elogia líder histórico cubano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião