Tricampeão Benfica vence dérbi e reforça liderança

  • Lusa
  • 11 Dezembro 2016

O tricampeão em título Benfica reforçou a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater por 2-1 o rival Sporting, que ‘tombou’ para o terceiro lugar, ultrapassado pelo FC Porto.

Após 13 jornadas, os comandados de Rui Vitória passaram a contar mais cinco pontos do que o ‘onze’ de Jorge Jesus — que justificou o desaire com erros de arbitragem, queixando-se de dois penáltis — e mantiveram quatro à maior sobre a equipa de Nuno Espírito Santo, que goleou fora o Feirense por 4-0.

Na Luz, perante 63.312 espetadores, a formação ‘encarnada’ construiu uma vantagem de dois golos, materializada pelo argentino Salvio, aos 24 minutos, e o mexicano Raúl Jiménez, aos 47, mas ‘penou’ para garantir o triunfo.

Os ‘leões’, que foram superiores em vários períodos do jogo, atacaram a remataram mais, reduziram pelo holandês Bas Dost, aos 69 minutos, sendo que, antes e depois, construíram várias ocasiões para conseguir evitar a derrota.

A formação ‘encarnada’ soube, no entanto, sofrer, sobretudo nos derradeiros 20 minutos, mas também teve algumas ocasiões flagrantes, nomeadamente por Jiménez e Rafa, que foi titular, em vez de Cervi.

A primeira parte foi equilibrada, com o Sporting mais rematador e o Benfica letal aos 24 minutos, num rápido contra-ataque: Gonçalo Guedes furou pelo meio, lançou Rafa e este cruzou de ‘trivela’ para o golo de Salvio.

Em vantagem, a formação ‘encarnada’ não passou por grandes calafrios até ao intervalo e, aos 44 minutos, quase chegou ao segundo, com Rui Patrício a deter com a mão direita o remate do isolado Jiménez, isolado por um jogador ‘leonino’.

A segunda metade começou, praticamente, com um remate de Bas Dost ao poste esquerdo, para, na jogada seguinte, o Benfica chegar ao segundo, por Jiménez, que se antecipou a João Pereira e cabeceou vitoriosamente, após centro de Nelson Semedo.

Com Joel Campbell, o Sporting foi muito mais forte na segunda parte e, depois de vários falhanços e algumas defesas importantes de Ederson, conseguiu marcar, aos 69 minutos, num cabeceamento de Bas Dost, servido pelo costa-riquenho.

Na parte final, a equipa ‘leonina’ tentou tudo para chegar à igualdade, que Campbell poderia ter selado, aos 78 minutos, mas, com mais espaço, o Benfica também teve as suas ocasiões, nomeadamente por Rafa. O resultado não se alterou.

A formação ‘encarnada’ venceu e tem quatro pontos à maior sobre o segundo classificado, agora o FC Porto, que goleou em Santa Maria da Feira por 4-0, num embate marcado pela prematura expulsão de Ícaro, logo aos três minutos.

Contra 10 unidades, os ‘dragões’ venceram facilmente, com um ‘bis’ de André Silva, aos quatro e 66 minutos, o segundo de grande penalidade, e, pelo meio, tentos do argelino Brahimi, aos 33, e do espanhol Marcano, aos 50.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tricampeão Benfica vence dérbi e reforça liderança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião