Publicidade online: Portugal está na cauda da UE
A média europeia fixou-se nos 25%, o que significa que uma em cada quatro empresas publicitam online. Em Portugal a percentagem está nos 15%.
Na União Europeia, só as empresas da Roménia é que apostam menos na publicidade online do que as portuguesas, numa altura em os media sofrem com a queda de receitas publicitárias. Do lado oposto da tabela estão países como Malta, Suécia e Dinamarca, que lideram a aposta no online para promover negócios. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.
Apenas 15% das empresas (com dez ou mais empregados) portuguesas é que utilizam a publicidade online para promover os seus produtos ou negócios. Portugal é apenas superado pela Roménia onde só 12% das empresas utilizam essa ferramenta. Estes números comparam com os 43% em Malta, 42% na Suécia e 40% na Dinamarca. A média europeia fixou-se nos 25%, o que significa que uma em cada quatro empresas publicitam online.
“Apesar de três quartos das empresas localizadas na União Europeia e com pelo menos dez pessoas empregadas terem um website em 2015 e quase metade usar as redes sociais, apenas um quarto (25%) fez publicidade na internet“, escreve o Eurostat.
- 77% das empresas na União Europeia têm um site. Em Portugal o número desce para 64%;
- 45% usam as redes sociais. Em Portugal o número é semelhante: 44%;
- 25% faz publicidade na internet. Em Portugal o número cai para 15%.
A publicidade contextual — ou seja, em linha com o tipo de sites que o utilizador está a visitar — é mais usada pelas empresas (78%). 30% das empresas optam por publicidade consoante a localização geográfica do utilizador, quase tanto como a percentagem de empresas que utilizou a publicidade direcionada através do passado de navegação na internet do utilizador (27%).
Editado por Mónica Silvares
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Publicidade online: Portugal está na cauda da UE
{{ noCommentsLabel }}