Moody’s diz que sentença do tribunal europeu terá impacto negativo na banca espanhola
Impacto ainda é incerto, mas será negativo diz a Moody's sobre a sentença do Tribunal de Justiça da UE, que decidiu a favor da retroatividade da devolução de juros cobrados indevidamente.
A Moody’s garantiu hoje que a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia, que decidiu a favor da retroatividade da devolução de juros cobrados indevidamente pela banca espanhola, terá um impacto negativo, ainda que “incerto”, no setor.
Na quarta-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu contra a retroatividade das chamadas cláusulas ‘suelo’, que impedem os clientes de crédito hipotecário de beneficiarem da diminuição das prestações bancárias pela queda das taxas Euribor a partir de determinado nível.
Para a agência de notação financeira, esta sentença “é negativa”, sobretudo quando a rentabilidade da banca espanhola está a ser afetada pelas baixas taxas de juro.
No entanto, o valor final que a banca espanhola terá que devolver é “incerto”, uma vez que depende do número de clientes que reclamem e da decisão dos tribunais espanhóis.
A Moody’s realça que, apesar da elevada fatura que esta sentença pode representar para os bancos espanhóis, a maioria das instituições financeira já assegurou que vai acomodar o impacto.
Apesar de ainda não se conhecer a fatura total, os bancos espanhóis preparam-se para constituir novas provisões de 2.000 milhões de euros para fazer face a futuras reclamações por terem cobrado custos excessivos aos clientes com crédito hipotecário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moody’s diz que sentença do tribunal europeu terá impacto negativo na banca espanhola
{{ noCommentsLabel }}