5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
A deslocação de Jean Claude Juncker a Portugal promete ser um dos principais focos de atenção no dia de hoje. Em termos internacionais, referência para dados sobre o emprego e petróleo nos EUA.
Desde o Brexit aos vários atos eleitorais na Europa este ano (França, Holanda, Itália e Alemanha), passando pela perspetiva de Portugal sair do Procedimento por Défices Excessivos serão alguns dos assuntos em cima da mesa nos encontros que decorrerão em Lisboa entre o presidente da Comissão Europeia e o presidente da República e o primeiro-ministro português. Contudo, este não é o único tema que promete centrar a atenção dos investidores esta quinta-feira. Mais uma sessão da comissão de inquérito à CGD, e eventos de referência internacional como os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA e dados sobre os inventários de crude relativos à maior economia do mundo, merecem também atenção.
Presidente da Comissão Europeia em Lisboa
Jean-Claude Juncker vai estar hoje em Lisboa para participar numa conferência diplomática. Durante a deslocação ao nosso país, o presidente da Comissão Europeia vai encontrar-se com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa. Não há uma agenda definida, mas temas não faltam: do Brexit aos vários atos eleitorais na Europa este ano (França, Holanda, Itália e Alemanha), passando pela perspetiva de Portugal sair do Procedimento por Défices Excessivos serão alguns dos assuntos em cima da mesa.
Nova sessão da comissão da CGD
Esta quinta-feira decorre mais uma sessão da comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Depois de ontem ter sido ouvido António Domingos, hoje será a vez de os deputados escutarem e interpelarem Luís Campos e Cunha, na qualidade de antigo Ministro de Estado e das Finanças. A sessão começa às 18h00.
Monsanto presta contas
A gigante norte-americana do setor de produtos agrícolas — Monsanto — é uma das principais empresas internacionais a divulgar as suas contas trimestrais nesta quinta-feira. De salientar que a empresa norte-americana está a prestes a ser adquirida pela germânica Bayer, depois de os acionistas da Monsanto terem aprovado a operação do gigantesco negócio avaliado em mais de 60 mil milhões de euros. O negócio ainda sujeito à aprovação dos reguladores deve estar concluído no final de 2017.
Dados do emprego nos EUA
Nos Estados Unidos são divulgados nesta quinta-feira novos dados sobre o emprego, um relevante indicador da saúde da maior economia do mundo. O Departamento do Trabalho anuncia os dados sobre os pedidos iniciais de subsídio de desemprego na última semana do ano passado. Segundo a Bloomberg, as previsões apontam para que na semana terminada a 31 de dezembro, 260 mil norte-americanos tenham pedido esta prestação social, um valor inferior em cinco mil face aos 265 mil pedidos registados na semana precedente.
Mais dados sobre o petróleo
Após um dia de subida das cotações do petróleo, face às perspetivas de uma quebra das reservas nos EUA, esta quinta-feira será mais um tira teimas para a matéria-prima. O Departamento de Energia dos EUA divulga o relatório semanal sobre os inventários de crude. Os investidores deverão estar atentos ao rumo das cotações do petróleo em resultado destes dados. A entidade norte-americana divulga ainda o relatório anual com o outlook de energia para 2017.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}