McDonald’s vende 80% do negócio na China

  • Lusa
  • 9 Janeiro 2017

A empresa anunciou ter chegado a um acordo para alienar 80% do negócio na China continental e em Hong Kong por cerca de 1,6 mil milhões de euros. Manterá o controlo dos restantes 20%.

A McDonald’s anunciou hoje ter chegado a um acordo para vender 80% do negócio na China continental e em Hong Kong a um grupo de investidores por cerca de 1,7 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros).

A cadeia mundial norte-americana de fast food venderá, assim, os 80% do negócio que possui na China continental e em Hong Kong ao grupo financeiro estatal chinês Citic e ao fundo de investimento norte-americano Carlyle, os quais passarão a deter 52% e 28% do capital, respetivamente.

Em comunicado enviado à bolsa de Hong Kong pelo grupo Citic chinês, o franchising do grupo McDonald’s na China foi avaliado em 2,08 mil milhões de dólares. No final da operação, a McDonald’s vai manter o controlo de 20% do capital, através de uma das suas filiais.

A McDonald’s China ficará sob o controlo do grupo chinês Citic, que avançou para a compra de 52% do capital através da sua filial Fast Food Holdings, enquanto a Carlyle passará a deter 28% e o grupo McDonald’s, através da sua subsidiária Golden Arches Investments, controlará os restantes 20%.

A McDonald’s, que tem cerca de 2.000 restaurantes na China continental e em Hong Kong, indicou em março passado que estava à procura de investidores para expandir o negócio a mais 1.500 restaurantes em novas pequenas cidades chinesas nos próximos cinco anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

McDonald’s vende 80% do negócio na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião