Fed mantém taxas de juro
Na primeira reunião de política monetária de 2017, a Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos manteve os juros no intervalo entre 0,5% e 0,75%. Mas reconhece melhoria da confiança dos consumidores.
Tal como previsto nada mudou. Na primeira reunião de política monetária de 2017, a Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos optou por não mexer nos juros de referência da maior economia do mundo, ao mesmo tempo que reconheceu o aumento da confiança dos consumidores e empresários após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais.
Na reunião que terminou esta quarta-feira, a entidade liderada por Janet Yellen manteve a taxa de juro no intervalo entre os 0,5% e 0,75% fixados em dezembro, naquela que foi a primeira subida no espaço de um ano.
“As medidas do sentimento dos consumidores e dos negócios melhoraram recentemente“, afirmou a Federal Open Market Committee (FOMC) na declaração disponibilizada após o final do encontro que decorreu nos últimos dois dias, citada pela Bloomberg. Os responsáveis da Fed reiteraram as suas expectativas relativamente a um crescimento económico moderado, “algum fortalecimento adicional” no mercado de trabalho e o retorno da taxa de inflação ao nível de 2%.
A entidade liderada por Janet Yellen deu poucas indicações relativamente à data em que poderá vir a aumentar os custos de financiamento, perante a incerteza gerada em torno da nova administração de Donald Trump. Em dezembro, a Fed estava a prever três subidas de 25 pontos base da taxa de juro, em 2017, e outras três em 2018, mas os membros do comité divergiram no que respeita aos pressupostos sobre aquele que será o impacto dos cortes de impostos, gastos e alterações regulatórias propostos por Donald Trump, sobre o crescimento económico e a inflação.
O FOMC reiterou ainda assim que antecipa que as taxas de juro irão subir de forma gradual. A declaração divulgada esta tarde diz que o aumento dos empregos “manteve-se sólido” e que a taxa de desemprego se “manteve próxima dos mínimos recentes”, o que constitui uma alteração face à linguagem utilizada na reunião de dezembro que dizia que a taxa “tinha caído”.
“A inflação subiu nos últimos trimestres mas ainda se mantém abaixo dos 2% do objetivo de longo prazo do comité”, disse ainda a Fed.
(Notícia atualizada às 19:30 horas com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed mantém taxas de juro
{{ noCommentsLabel }}