Quem é o novo secretário de Estado do Tesouro?
Álvaro Novo, até aqui economista-chefe do gabinete de Mário Centeno, doutorou-se em Economia nos Estados Unidos.
Doutorado em Economia, técnico-consultor do Banco de Portugal, professor. É este o perfil de Álvaro Novo, o economista-chefe do gabinete de Mário Centeno que, a partir de segunda-feira, toma posse como secretário de Estado do Tesouro.
Nascido em Estarreja, em 1972, Álvaro Novo licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 1995. Desenvolveu posteriormente estudos nos Estados Unidos: é mestre em Economia (Southern Illinois University) e em Estatística Aplicada (University of Illinois, Urbana-Champaign) e conta ainda com um doutoramento em Economia (University of Illinois, Urbana-Champaign).
De acordo com a nota biográfica facultada pelo Ministério das Finanças, Álvaro Novo é técnico-consultor do Banco de Portugal desde 2001 e desempenha funções como professor associado-convidado do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa) e do IMS (Information Management School, Universidade NOVA).
Foi Presidente do grupo de trabalho das Estatísticas do Mercado de Trabalho, no Conselho Superior de Estatística, e é autor de várias publicações, algumas em parceria com Mário Centeno. Em 2013, escreveu em conjunto com o atual ministro das Finanças o ensaio “O Trabalho, uma visão de mercado”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que aborda a organização das relações laborais em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quem é o novo secretário de Estado do Tesouro?
{{ noCommentsLabel }}